NOTAS

Rio Preto fica na fase laranja, mas fecha setores não essenciais após as 20h e fins de semana

Rio Preto fica na fase laranja, mas fecha setores não essenciais após as 20h e fins de semana
Governo anuncia medidas de restrições para conter avanço da Covid

A partir de segunda-feira (dia 25), as regiões de Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e a Grande São Paulo começarão nova etapa do Plano SP na fase laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados.
Já as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.
A nova reclassificação do Plano SP foi anunciada nesta sexta-feira (dia 22) pelo governador João Dória. "Antes que milhões de brasileiros possam ser vacinados, todos nós precisamos lidar com a dura realidade que a pandemia nos impõe neste momento", afirmou Dória.
"Uma segunda onda de coronavírus atingiu o mundo e seus efeitos também atingiram o Brasil e o estado de São Paulo. O aumento no número de casos, internações e óbitos é extremamente preocupante", acrescentou. "É a ciência, a saúde e a medicina que determinam os caminhos que temos a seguir para proteger vidas."
As medidas foram recomendadas por cientistas e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. O grupo de especialistas orienta e aconselha as autoridades estaduais com base em índices epidemiológicos e hospitalares desde a confirmação do primeiro caso no Brasil, há quase 11 meses.
O Governo do Estado e o comitê de saúde voltaram a pedir a colaboração de toda a sociedade para reforçar o distanciamento social e evitar aglomerações ou reuniões sociais,  além de uso obrigatório de máscaras em locais de acesso público e higiene frequente das mãos. O novo mapa mostra 78% da população de São Paulo na fase laranja e 22% na etapa vermelha.
A fase mais rígida só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.
Já na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.
UTI
A pressão sobre o sistema hospitalar é preocupante. A média de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de COVID-19 passou de 67,5% para 71,1%, com 18,9 vagas exclusivas para coronavírus a cada 100 mil habitantes. Assim, o Governo do Estado endureceu o parâmetro de ocupação UTI COVID-19 de 80% para 75% para a fase vermelha e também cancelou a realização de cirurgias eletivas.

+ Stnews

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição de...

Leia +

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

O Google anunciou nesta quarta-feira (dia 23) que não vai permitir anúncios políticos nas eleições municipais de outubro.A medida foi tomada pela plataforma em função da reso...

Leia +

Zoonoses estará aberto neste sábado para vacinação contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará aberto neste sábado (dia 27), entre 8h e 14h, para vacinação contra raiva, avaliação de zoonoses e doação de animais. Os m...

Leia +

Procon investiga entidades associativas do INSS por possível fraude

Diante de um crescente número de reclamações, o Procon de Rio Preto deu início a uma investigação das entidades associativas que atendem aposentados e pensionistas do INSS (I...

Leia +

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quarta-feira (dia 24) a antecipação do décimo terceiro. Até 8 ...

Leia +