BEM-ESTAR

Esfriou! Atenção a sua circulação!

Esfriou! Atenção a sua circulação!
Dr. Sthefano Atique Gabriel - Médico e cirurgião vascular

Nossa circulação é muito sensível às variações térmicas, especialmente durante o período de baixas temperaturas. Nos dias frios, ocorre o fechamento da microcirculação, um fenômeno conhecido como vasoconstrição periférica, resultando em menor fluxo de sangue para as extremidades do corpo.

Dois grupos populacionais prioritários devem manter atenção a sua circulação neste período do ano: pessoas idosas e indivíduos com alterações cardiovasculares. A redução do fluxo sanguíneo nas extremidades destes pacientes pode evoluir para isquemia circulatória grave, com necessidade de internação hospitalar e intervenção cirúrgica.

Dores nas pernas, formigamento nos pés, frialdade e escurecimento das extremidades são sintomas sugestivos de alterações vasculares em decorrência da queda da temperatura. Na presença destes sintomas, a avaliação médica deve ser imediata, uma vez que representam indícios iniciais de um possível comprometimento circulatório grave.

As medicações de uso contínuo, como anticoagulantes e antiagregantes plaquetários devem ser mantidas, sempre sob a supervisão médica. A descontinuidade das medicações com efeitos protetores sobre o endotélio vascular pode aumentar o risco de complicações, como trombose arterial e oclusão dos vasos sanguíneos. Além disso, na presença de dores nas pernas e nos pés, medicações analgésicas não devem substituir o acompanhamento médico.

A automedicação durante o inverno pode mascarar importantes sintomas, que refletem manifestações circulatórias agudas, sendo prejudicial aos idosos. Se você evoluir com dores nos pés, formigamento ou arroxeamento da ponta dos dedos, procure o atendimento médico assim que possível.

Neste inverno, proteja sua circulação usando meias confortáveis que aqueçam seus pés. A manutenção da temperatura corporal, devido ao aquecimento das extremidades, auxilia na proteção circulatória em períodos de baixa temperatura. Além disso, os idosos apresentam um sistema regulatório prejudicado, com exacerbação de sintomas álgicos em períodos de queda de temperatura.

Atividades físicas, alongamento das extremidades e fisioterapia são benéficas ao sistema circulatório, aumentando o aporte sanguíneo e diminuindo os efeitos da vasoconstrição periférica. Mesmo os idosos devem manter uma rotina de exercícios físicos, de acordo com seus limites, sob os olhares de um personal.

Com a queda nas temperaturas, esteja atento a sua circulação, faça seu Check Up Vascular e previna complicações circulatórias.

Se houver dúvidas ou se houver necessidade de maiores informações a respeito da Medicina Vascular, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP

         


+ Sintonia

O inverno chegou! Conheça 6 passos para proteger sua circulação em dias frios

Com a chegada do inverno é necessário atenção redobrada ao sistema circulatório, que inevitavelmente sofre com as variações térmicas. A vasoconstrição representa uma maneir...

Leia +

Dor nas pernas em dias frios pode significar complicações circulatórias

As dores nas pernas constituem um dos principais sintomas associados ao sistema circulatório, sendo que a má circulação e a doença venosa representam as p...

Leia +

Existe relação entre Diabetes Mellitus e formigamento nos pés?

O Diabetes Mellitus representa uma doença prevalente em todo o mundo e caracteriza-se por elevados níveis de glicose no sangue. A hiperglicemia crônica acelera ...

Leia +

Malefícios do cigarro para sua circulação

O hábito de fumar representa um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, em especial para os problemas relacionados ao sistema circulatório. Quem f...

Leia +

Varizes: quando devemos trata-las?

Aproximadamente 40% da nossa população sofre com a presença de varizes nos membros inferiores. As varizes são caracterizadas por veias dilatadas, tortuosas, ins...

Leia +