NOTAS

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen
Intervalo deve ser de dois a seis meses
📸 Gov. de São Paulo

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica na noite dessa quinta-feira (dia 25),  em que orienta que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. 

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço. 

Os resultados  embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). 

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. "Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses", informou o ministério em nota.


+ Sintonia

Volta às aulas: como lidar com dificuldade de alunos em acordar cedo

A poucos dias da volta às aulas, o estudante Juan Rocha Dominguez, de 17 anos, está tentando voltar à rotina: acordar cedo e ir à escola. Ele terminou o ensino mé...

Leia +

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 36 milhões

A Caixa Econômica Federal divulgou na noite de quinta-feira (dia 27), o resultado do sorteio número 2.447 da Mega Sena. As seis dezenas sorteadas são 13, 19, 29, 42, 49 e 52Nenhum ...

Leia +

Governo de SP anuncia 700 novos leitos para apoiar municípios no combate à pandemia

O Governador João Doria anunciou na quarta-feira (dia 26) a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Governo de SP...

Leia +

Dicas para uma alimentação saudável no verão

Estamos em pleno verão e o clima de muito sol e calor traz novas necessidades para a nossa rotina de alimentação. O período exige cuidados e uma atenç...

Leia +

Saúde muda rotina para testes de covid em Rio Preto

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a partir desta quinta-feira (27), não serão mais realizados testes rápidos (antígenos) nas três UPAS e nas duas unidades de pront...

Leia +