BEM-ESTAR

Afinal, como o período festivo de final de ano pode auxiliar nossa circulação?

Afinal, como o período festivo de final de ano pode auxiliar nossa circulação?
Médico e cirurgião vascular Dr. Sthefano Atique Gabriel

Durante o ano, normalmente a preocupação de todos os profissionais concentra-se em aumentar a produtividade do seu trabalho, o que se refletirá no final do mês em maior lucratividade. Com as exigências do mercado atual, além da sobrecarga de trabalho, somam-se a competitividade e o estresse, fatores que podem prejudicar a saúde física e mental dos trabalhadores.

De maneira atípica, nos últimos dois anos, a produção comercial e inúmeras áreas de atuação profissional foram impiedosamente atingidas pelas restrições sociais, impostas para controlar a disseminação do Coronavírus, reduzir o caos sanitário instalado em diversas regiões do nosso país e evitar o colapso iminente das unidades de terapia intensiva.

Com o avanço do plano de vacinação nacional e a crescente porcentagem de indivíduos protegidos com duas doses ou dose única, de acordo com o tipo de vacina administrada, houve uma redução significativa nas internações hospitalares e o número de óbitos diário despencou. Apesar das variantes identificadas em outros países, este novo cenário permitiu o retorno das atividades profissionais, a reabertura do comércio, a retomada dos procedimentos hospitalares eletivos e o aquecimento da economia.

Com o intuito de recuperar o tempo perdido devido à restrição domiciliar, é perceptível que muitos trabalhadores aproveitaram estes últimos meses do ano de 2021 para exercer intensamente sua atividade profissional, uma vez que o equilíbrio financeiro se sobrepôs ao período festivo, tornando-se prioridade em muitos núcleos familiares prejudicados pela pandemia.

Apesar disso, o descanso é necessário e o final do ano, compreendido entre as comemorações do Natal e do Ano Novo, representa um período importante de recesso. Além de restaurar as energias, o afastamento do trabalho melhora o humor, eleva a imunidade, oxigena o cérebro e, acima de tudo, é benéfico para o sistema circulatório.

Aproveite este período para se exercitar. Viagens constituem uma ótima ocasião para fazer caminhadas e conhecer novos panoramas. A atividade física, mesmo que realizada com baixa intensidade, ativa a circulação, o que reduz o risco de trombose venosa profunda e melhora os níveis de oxigênio e sangue para as extremidades do corpo. Dores nas costas e dores nas pernas geralmente melhoram com a atividade corporal, o que certamente melhorará o seu bem-estar, a sua autoestima e a sua qualidade de vida.

Procure diversificar sua alimentação. Apesar dos excessos de final de ano, com a mente leve é mais fácil controlar a ingesta alimentar, com preferência por ingredientes naturais e ricos em antioxidantes. Não é necessário realizar dietas restritivas neste período. Recomenda-se a associação de atividade física, ingesta hídrica e alimentação balanceada e equilibrada. Alimentar-se bem também constitui uma forma de reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a autoestima e a qualidade de vida.

Por fim, mantenha ciclos diários de repouso, além do habitual descanso noturno. O organismo precisa recarregar suas energias para exercer as funções vitais de maneira adequada. Além disso, o descanso reduz o estresse físico e mental, melhora a atividade imunológica, libera endorfinas e protege o endotélio vascular, diminuindo o risco de lesões trombogênicas e ateroscleróticas.

Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP

 

 

 


+ Sintonia

Você precisa parar sua rotina se for tratar as suas varizes?

As varizes representam uma doença circulatória frequente em nossa população, com predomínio no sexo feminino, devido a inúmeros fatores, tais como, uso de medicações ...

Leia +

ARTIGO: Como vou fazer a diferença na sua vida?

Na rotina médica, a transferência interpessoal é inevitável. Sempre que um paciente entra no consultório e relata sua queixa e seus problemas de saúde, é impossível n...

Leia +

Você é hipertenso? Sua circulação pode estar seriamente prejudicada!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +

ARTIGO: A saúde vascular da mulher moderna

Toda mulher precisa se cuidar! Com tanta informação disponível e com a participação ativa da mulher no mercado de trabalho, o cuidado com a saúde não pode limitar-se ...

Leia +

Opções de tratamento de varizes no consultório médico

As varizes representam uma condição clínica frequente em nosso meio. Estima-se que aproximadamente 60% - 70% da população sofra com a presença de varizes nas pe...

Leia +