BEM-ESTAR

Afinal, como o período festivo de final de ano pode auxiliar nossa circulação?

Afinal, como o período festivo de final de ano pode auxiliar nossa circulação?
Médico e cirurgião vascular Dr. Sthefano Atique Gabriel

Durante o ano, normalmente a preocupação de todos os profissionais concentra-se em aumentar a produtividade do seu trabalho, o que se refletirá no final do mês em maior lucratividade. Com as exigências do mercado atual, além da sobrecarga de trabalho, somam-se a competitividade e o estresse, fatores que podem prejudicar a saúde física e mental dos trabalhadores.

De maneira atípica, nos últimos dois anos, a produção comercial e inúmeras áreas de atuação profissional foram impiedosamente atingidas pelas restrições sociais, impostas para controlar a disseminação do Coronavírus, reduzir o caos sanitário instalado em diversas regiões do nosso país e evitar o colapso iminente das unidades de terapia intensiva.

Com o avanço do plano de vacinação nacional e a crescente porcentagem de indivíduos protegidos com duas doses ou dose única, de acordo com o tipo de vacina administrada, houve uma redução significativa nas internações hospitalares e o número de óbitos diário despencou. Apesar das variantes identificadas em outros países, este novo cenário permitiu o retorno das atividades profissionais, a reabertura do comércio, a retomada dos procedimentos hospitalares eletivos e o aquecimento da economia.

Com o intuito de recuperar o tempo perdido devido à restrição domiciliar, é perceptível que muitos trabalhadores aproveitaram estes últimos meses do ano de 2021 para exercer intensamente sua atividade profissional, uma vez que o equilíbrio financeiro se sobrepôs ao período festivo, tornando-se prioridade em muitos núcleos familiares prejudicados pela pandemia.

Apesar disso, o descanso é necessário e o final do ano, compreendido entre as comemorações do Natal e do Ano Novo, representa um período importante de recesso. Além de restaurar as energias, o afastamento do trabalho melhora o humor, eleva a imunidade, oxigena o cérebro e, acima de tudo, é benéfico para o sistema circulatório.

Aproveite este período para se exercitar. Viagens constituem uma ótima ocasião para fazer caminhadas e conhecer novos panoramas. A atividade física, mesmo que realizada com baixa intensidade, ativa a circulação, o que reduz o risco de trombose venosa profunda e melhora os níveis de oxigênio e sangue para as extremidades do corpo. Dores nas costas e dores nas pernas geralmente melhoram com a atividade corporal, o que certamente melhorará o seu bem-estar, a sua autoestima e a sua qualidade de vida.

Procure diversificar sua alimentação. Apesar dos excessos de final de ano, com a mente leve é mais fácil controlar a ingesta alimentar, com preferência por ingredientes naturais e ricos em antioxidantes. Não é necessário realizar dietas restritivas neste período. Recomenda-se a associação de atividade física, ingesta hídrica e alimentação balanceada e equilibrada. Alimentar-se bem também constitui uma forma de reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a autoestima e a qualidade de vida.

Por fim, mantenha ciclos diários de repouso, além do habitual descanso noturno. O organismo precisa recarregar suas energias para exercer as funções vitais de maneira adequada. Além disso, o descanso reduz o estresse físico e mental, melhora a atividade imunológica, libera endorfinas e protege o endotélio vascular, diminuindo o risco de lesões trombogênicas e ateroscleróticas.

Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP

 

 

 


+ Stnews

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão, com im...

Leia +

Especialista explica as consequências do frio para a saúde e dá dicas de cuidados

O frio enfraquece o sistema de defesa do organismo e o resultado aparece na forma de doenças respiratórias e cardiovasculares, o que faz com que seja esperado um ...

Leia +

Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização do medicamento Mounjaro para auxiliar na perda de peso. Fabricado pela farmacêutica ameri...

Leia +

Entenda como as vacinas contra a Covid-19 agem no sistema imunológico

As vacinas contra a Covid-19 foram essenciais para barrar a disseminação do sars-cov-2 durante a pandemia. Estudos apontam que, em apenas um ano após o início da vacina...

Leia +

Estudo indica que dieta rica em proteína mas com baixas calorias pode afetar saúde dos ossos

Uma dieta com alto teor de proteínas, amplamente adotada por quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular, pode comprometer a saúde dos ossos se for combinada à ...

Leia +