BEM-ESTAR

Check Up pós covid é realmente necessário? Entenda os fatos

Check Up pós covid é realmente necessário? Entenda os fatos
Médico e cirurgião vascular Dr. Sthefano Atique Gabriel

De todas as complicações relacionadas ao Coronavírus, a mais impactante ocorreu sobre o sistema circulatório, a partir de manifestações tromboembólicas em diversos segmentos do corpo humano. Não é exagero afirmar que toda pessoa que testou positiva ou que mantém contato próximo com familiares ou amigos reagentes para o vírus apresenta alto risco de evoluir com alterações circulatórias.

Os sintomas podem ser variados e abstratos. Dores nas pernas, formigamento, fraqueza, sensibilidade reduzida, dificuldade para caminhar, falta de ar e inchaço podem constituir manifestações circulatórias tardias relacionadas ao Coronavírus. Ainda não é possível provar que estes sintomas são decorrentes da ação viral, mas a piora no padrão circulatório é perceptível durante a avaliação clínica dos pacientes Covid positivos.

Estar vacinado representa uma segurança imunológica, entretanto, não isenta o indivíduo dos riscos associados a ação viral. Uma pessoa vacinada pode se contaminar, pode transmitir o vírus e, sobretudo, pode perder sua proteção imunológica ao longo do tempo, reduzindo a capacidade orgânica de conter a ação do antígeno viral.

Além disso, novas variantes surgem com frequência, em especial no momento de recaída sanitária, quando todos estão satisfeitos com a redução nos índices de contaminação e de óbito e, em consequência disso, baixam a guarda, flexibilizando as aglomerações, resistindo ao isolamento e protelando a imunização. Como prova disto, observamos com olhar cético o desenrolar da variante Ômicron sobre o nosso país, que já se tornou a principal forma de infecção viral, com aumento rápido e preocupante no número de infectados em 24 horas.

A preocupação com a saúde e com a circulação, entretanto, não devem ocorrer apenas se for decretado lockdown ou se houver caos sanitário. A ação viral pode ser fortalecida se houver queda na imunidade, se o efeito imunológico da vacina for menor, se não houver resposta imune em decorrência da vacinação e se o ciclo de proliferação viral for perpetuado, com exposição constante ao mesmo durante festas, aglomerações ou encontros casuais.

Dentro deste contexto de vigência da pandemia, o Check Up Vascular representa a única forma de prevenir complicações circulatórias relacionadas ao Coronavírus e deve ser realizado periodicamente, permitindo o diagnóstico precoce e a rápida instituição do melhor tratamento. Doenças como trombose venosa profunda, trombose arterial, má circulação, embolia pulmonar e infarto do miocárdio podem ser diagnosticadas com o Check Up Vascular.

Nenhum sintoma pode ser menosprezado, uma vez que ainda não somos exímios conhecedores das características e das variantes do Coronavírus. Tendo em vista a possibilidade de sintomas tardios, a vigilância clínica é necessária, sobretudo por tranquilizar as pessoas que estão evoluindo com sintomas suspeitos.

Se houver dúvidas, mantenha o acompanhamento médico com seu Cirurgião Vascular e realize seu Check Up. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP

 

+ Sintonia

Você precisa parar sua rotina se for tratar as suas varizes?

As varizes representam uma doença circulatória frequente em nossa população, com predomínio no sexo feminino, devido a inúmeros fatores, tais como, uso de medicações ...

Leia +

ARTIGO: Como vou fazer a diferença na sua vida?

Na rotina médica, a transferência interpessoal é inevitável. Sempre que um paciente entra no consultório e relata sua queixa e seus problemas de saúde, é impossível n...

Leia +

Você é hipertenso? Sua circulação pode estar seriamente prejudicada!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +

ARTIGO: A saúde vascular da mulher moderna

Toda mulher precisa se cuidar! Com tanta informação disponível e com a participação ativa da mulher no mercado de trabalho, o cuidado com a saúde não pode limitar-se ...

Leia +

Opções de tratamento de varizes no consultório médico

As varizes representam uma condição clínica frequente em nosso meio. Estima-se que aproximadamente 60% - 70% da população sofra com a presença de varizes nas pe...

Leia +