BEM-ESTAR

Reflexões sobre a nossa saúde em 2021

Reflexões sobre a nossa saúde em 2021
Prof. Dr. Edmo Atique Gabriel - Cardiologista e Cirurgião Cardiovascular

O ano de 2021 acabou e hoje estamos vivendo a primeira jornada de 2022. Naturalmente, nossa tendência é refletir sobre o que passamos, os bons momentos, as lições e também os momentos adversos. A partir de uma profunda reflexão, sempre devemos extrair um bom aprendizado. Não cometer os mesmos erros e também incorporar ensinamentos positivos. A vida segue em um novo ano e temos de assimilar novos conceitos.

No âmbito da saúde, o ano de 2021 foi mais um ano histórico e emblemático, fará parte dos textos de livros didáticos daquelas crianças e adolescentes que estarão estudando daqui a 40, 50 anos. Temos muito a refletir sobre este ano que se encerrou e que deixou pelo menos 10 importantes lições para todos nós. Vejamos a seguir:

Lição 1 - Vacina para COVID-19

Eu não poderia deixar de colocar na primeira posição esta grandiosa vitória da ciência, no combate a esta trágica pandemia da COVID-19. Por mais críticas que possamos imputar a logística e a correria para se desenvolver vacinas, estas foram as protagonistas de uma mudança de paradigma. Uma mudança de um cenário catastrófico, com inúmeras mortes e um descontrole na contaminação de pessoas de todas as faixas etárias. A vacinação foi essencial para diminuir especialmente o número de casos graves de COVID-19, não sendo necessário o suporte de oxigênio, a intubação e a extensa ocupação de leitos de UTI.

Lição 2 - Telemedicina

Em 2019, antes da explosão da pandemia da COVID-19, enfrentávamos resistência quanto a aplicação da telemedicina na rotina diária dos processos na área da saúde. No entanto, a eclosão da pandemia associada a necessidade de isolamento e distanciamento, mostrou que a telemedicina seria fundamental para garantir a continuidade dos atendimentos médicos e a contínua transmissão de informações e orientações, sobretudo para regiões mais carentes e mais necessitadas. A regulamentação e definição das diretrizes da telemedicina foram duas vitórias consideráveis ao longo de 2021.

Lição 3 - Inflamação e Imunidade

Ficou muito claro ao longo de 2021 que estar vacinado contra a COVID-19 não era garantia absoluta de imunidade. Acompanhamos diversos casos de pessoas que tinham sido vacinadas, com uma ou duas doses, e mesmo assim foram contaminadas e faleceram. Este cenário reforça um conceito antigo sobre a importância de reduzir a inflamação em nosso corpo. Esta inflamação na verdade está associada com muitos fatores, como uma alimentação desregrada, tabagismo, etilismo, obesidade, uso de drogas ilícitas, estresse excessivo e distúrbios do sono.

Lição 4 - Pós-COVID-19

Embora saibamos que a pandemia ainda não acabou, o ano de 2021 revelou que, durante alguns anos, iremos ainda conviver com as sequelas orgânicas da COVID-19. Como médico, posso realmente testemunhar que a procura nos consultórios por tratamentos para sequelas ou complicações da COVID-19 aumentou de forma exponencial. Em muitos casos, como nas crises de pressão alta e arritmias pós-COVID-19, estamos tendo sucesso no controle destes agravos. Por outro lado, nos casos de sequelas neurológicas e pulmonares, a batalha tem sido mais árdua e com resultados mais limitados.

Lição 5 - Saúde mental

O isolamento social, a necessidade de distanciamento, a grave crise financeira, o aumento do desemprego foram algumas razões para o descontrole emocional das pessoas. Ansiedade generalizada, depressão e síndrome de Burnout tornaram-se frequentes e recorrentes tanto no ambiente familiar como nas empresas. Como consequência deste desequilíbrio emocional, muitas pessoas tiveram infarto do coração, crises de arritmias, de pressão alta, derrame cerebral, problemas digestivos e doenças de pele. Abordar aspectos relativos à saúde mental tem sido a principal estratégia na contenção de diversos problemas de saúde.

Na busca de uma saúde mental equilibrada, também não podemos deixar de enfatizar a luta contra o assédio, violência e maus tratos contra as mulheres. O impacto emocional que as mulheres têm de enfrentar após tantas agressões deixa sequelas e traumas para o resto da vida.

Lição 6 - Variantes da COVID-19 e Gripe Influenza

O coronavirus apresenta-se com alguns disfarces chamados variantes. São formas variadas do mesmo vírus, com potencial de transmissão e também de eventual letalidade. A variante ômicron tem causado aumento de casos pelo mundo afora. Não sabemos ainda se outras variantes irão aparecer e contribuir para continuidade desta pandemia. Juntamente com esta tendência de crescimento das variantes da COVID-19, temos vivenciado a propagação de uma outra virose - gripe influenza H3N2.  Esta gripe tem causado um aumento de internações hospitalares, em decorrência de sintomas muito debilitantes, como febre alta, dores musculares intensas e prostração. Atualmente, este tem sido o desafio epidemiólogo no Brasil - lidar com a variante ômicron da COVID-19 e com a propagação da gripe influenza.

Lição 7 - Uso medicinal da Cannabis

Ainda temos muito que evoluir quanto ao uso medicinal da Cannabis. Mas também não podemos negar que, cada vez mais, pesquisas e estudos vêm sendo desenvolvidos para confirmar sua aplicabilidade na prevenção e eventual terapia de algumas doenças. Neste período de pandemia, especulou-se bastante acerca da Cannabis para o tratamento da COVID-19.

Lição 8 - Enchentes e doenças

Estamos enfrentando mais uma vez um verão de muitas chuvas e enchentes. Além da fatídica ocorrência de mortes como na Bahia, sabemos que estas inundações denotam nossa frágil infraestrutura urbana tal como o prenúncio da disseminação de doenças como leptospirose e infecções de pele. Infelizmente mais um ano que termina e um novo ano que surge em meio a este sério problema de saúde pública.

Lição 9 - Aposentadoria precoce de atletas

As doenças cardiovasculares não escolhem idade nem categoria profissional. Nem mesmo os atletas, como os jogadores de futebol, estão isentos do risco de uma arritmia cardíaca. Este cenário reflete algo muito sério - todas as pessoas precisam fazer um acompanhamento cardiológico periódico, seguir a orientação especializada de profissionais habilitados e adotar hábitos de vida saudáveis. Ainda assim, seguindo rigorosamente estes princípios, podemos ser surpreendidos e ter de mudar drasticamente nossas vidas, antecipando inclusive nossa aposentadoria. Vejam os casos do argentino Aguero e do dinamarquês Eriksen.

Lição 10 - Atenção com as crianças

Umas das grandes lições de 2021 diz respeito à saúde das crianças. Não somente a saúde referente aos temas básicos como aleitamento materno e apoio psicossocial, mas também o combate à violência doméstica, o direcionamento de ações em prol da vacinação das crianças e o combate precoce a obesidade infantil. Sempre fica um alerta para as autoridades públicas quanto a inclusão de políticas que priorizem a saúde infantil.

Hoje é 01 de janeiro de 2022. Temos de iniciar o roteiro de um novo filme, escrever novos capítulos, procurar inovar sempre e assimilar erros do ano anterior. Motivação não falta para fazermos algo melhor, para buscarmos outros horizontes. Só não podemos desanimar ao longo do tempo, sucumbir ao comodismo. Haverá desafios e dificuldades, mas que possamos ter a força e o vigor para renunciar às lições negativas de 2021 e incorporar o legado positivo. Saúde, paz e prosperidade a todos nós.


Prof. Dr. Edmo Atique Gabriel 

Cardiologista e Cirurgião Cardiovascular

Professor Livre–Docente

CRM 105226

www.instagram.com/edmoagabriel/ (@edmoagabriel)

Home Page - Dr. Edmo Atique Gabriel




+ Sintonia

Você precisa parar sua rotina se for tratar as suas varizes?

As varizes representam uma doença circulatória frequente em nossa população, com predomínio no sexo feminino, devido a inúmeros fatores, tais como, uso de medicações ...

Leia +

ARTIGO: Como vou fazer a diferença na sua vida?

Na rotina médica, a transferência interpessoal é inevitável. Sempre que um paciente entra no consultório e relata sua queixa e seus problemas de saúde, é impossível n...

Leia +

Você é hipertenso? Sua circulação pode estar seriamente prejudicada!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +

ARTIGO: A saúde vascular da mulher moderna

Toda mulher precisa se cuidar! Com tanta informação disponível e com a participação ativa da mulher no mercado de trabalho, o cuidado com a saúde não pode limitar-se ...

Leia +

Opções de tratamento de varizes no consultório médico

As varizes representam uma condição clínica frequente em nosso meio. Estima-se que aproximadamente 60% - 70% da população sofra com a presença de varizes nas pe...

Leia +