CULTURA

Companhia Azul Celeste abre inscrições gratuitas para Oficina de Iluminação Cênica

Companhia Azul Celeste abre inscrições gratuitas para Oficina de Iluminação Cênica
A atividade é oferecida pela Companhia Azul Celeste e conta com a realização do Edital Retomada, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal
📸 Ricardo Boni

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iluminação Cênica, com Matheus Brant, vencedor do Prêmio APCA 2024, uma das premiações mais respeitadas do país.

A atividade é oferecida pela Companhia Azul Celeste e conta com a realização do Edital Retomada, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal.

As inscrições podem ser feitas no site www.companhiaazulceleste.com.br ou diretamente pelo link https://forms.gle/M2nBPiqkPkVmxuPWA.

A oficina aborda a iluminação como linguagem narrativa de um espetáculo e tem como proposta provocar e entender iluminação teatral também como desenho de sombras. 

Usando como exemplo o espetáculo Desfazenda, do Coletivo O Bonde, um dos destaques do FIT 2023, as aulas fornecem elementos técnicos, teóricos e conceituais para a concepção de um projeto de iluminação.

Com o objetivo de colocar as pessoas participantes em situação prática a fim de realizar suas próprias escolhas, a oficina discorre sobre toda cadeia envolvida em um projeto de desenho de luz, sendo:

•⁠  ⁠Diferenças entre equipamentos (Fresnel, Par, Elipsoidal, PC, Set Light, Moving Wash/Beam/Spot, etc.)

•⁠  ⁠Como fazer um mapa de luz (Ângulos de incidência, posicionamento dos refletores, luz como espaço)

•⁠  ⁠Utilização das cores na iluminação cênica (filtros, temperatura de cor e reflexos)

Nas aulas presenciais são realizados exercícios práticos de luz em um espaço cênico, buscando experienciar alterações luminotécnicas.

"A iluminação tem um papel fundamental no espetáculo, pois é responsável por criar atmosferas, tensões e colaborar com a dramaturgia da obra. Para iluminar uma peça ou um show é preciso conhecimento técnico e conceitual sobre a estética que está sendo abordada", explica Jorge Vermelho, ator e diretor da Companhia Azul Celeste.


Matheus Brant, de São Paulo/SP, vencedor do prêmio APCA - 📸 Divulgação

Matheus Brant

Nascido num domingo de carnaval, é designer de luz, artista visual e fotógrafo.

Atualmente, colabora com o Comitê Escondido Johann Fatzer e o Coletivo Legítima Defesa.

Trabalha como light designer desde 2014, aprendiz de Cibele Forjaz e Guilherme Bonfanti, já desenhou luz para espetáculos em espaços como: Sesc Pompéia, Itaú Cultural, Centro Cultural São Paulo, Casa do Povo, Sesi São Paulo, entre outros. Colabora também com grupos como a Cia. Livre, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Cia Linhas Aéreas. Convidado pela dupla Mirella Brandi e Mueptmo participou da Ocupação MXM no Centro da Terra 2019 com a performance autoral "Terra Plana" em parceria com Dino Vicente, Guilherme Soares e Sara Não Tem Nome.

É também fotógrafo e montador. Como fotojornalista tem imagens e vídeos publicados em veículos como BBC Brasil, Jornalistas Livres e Mídia Ninja, G1 e UOL. No cinema trabalhou como assistente de direção, still e making of do filme PITANGA, de Beto Brant e Camila Pitanga, em seguida fez o making of dos filmes PIEDADE de Cláudio Assis, e ACQUA MOVIE de Lírio Ferreira, do qual também fez still, e foi gaffer da 1 etapa do filme IDADE DA ÁGUA, de Orlando Senna. Co-dirigiu a fotografia dos média-metragens NEGRAS VOZES | TEMPOS DE ALAKAN e ZÓCALO, ambos de Beto Brant. 


Em 2020 realizou AGUADO, que é seu primeiro curta-metragem, com direção conjunta de Gabriela Miranda, com quem também fez FOGO-FÁTUO. Em parceria com a Frente 3 de Fevereiro e o Coletivo Legítima Defesa, realizou o vídeo ONDE ESTÃO OS NEGROS? para o programa IMS Convida 2020.

Matheus foi vencedor do Prêmio APCA 2024, como Melhor Iluminação.

Serviço:

Oficina de Iluminação Cênica

Com Matheus Brant

23/04 (terça), 30/04 (terça) e 02/05 (quinta) – on line

04 e 05/05 (sábado e domingo) – presencial, em São José do Rio Preto/SP.

Telefone e Whatsapp – (17) 3064-8916

Autoclassificação indicativa: 16 anos

Vagas: 20

Produção: Companhia Azul Celeste - 35 anos

Realização: Funarte | Ministério da Cultura |Governo Federal

Esta atividade é integrante do projeto Companhia Azul Celeste 35 anos – Resistência, Arte e Cultura no Interior.


+ Stnews

Núcleo 2 transforma Rio Preto em um grande set de filmagens para a produção da instalação ‘Videópolis’

O Agrupamento Núcleo 2 transforma o espaço urbano de São José do Rio Preto em um grande set de filmagens para a produção de Videópolis, instalação artística que será criad...

Leia +

Show gratuito de Forró Pé de Serra chega em Talhado na noite desta sexta-feira

A autenticidade da cultura nordestina é referenciada por meio do projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra", uma iniciativa de Ana Laura, artista contemplada...

Leia +

Com 10 anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha apresentações comemorativas no Teatro Municipal

Completando 10 anos de trajetória, o espetáculo “Longos Anos”, da companhia rio-pretense Hecatombe, com o dramaturgo e diretor teatral Homero Kaneko em cena, vo...

Leia +

Circuito Sesc de Artes 2024 começa neste fim de semana na região do Sesc Rio Preto

O Circuito Sesc de Artes 2024 traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias. Entre os di...

Leia +

Retratando mundo extremamente digitalizado, peça 'Selvagem' chega ao Sesc Rio Preto

Retratando um mundo extremamente digitalizado em que a informação vale muito, o espetáculo Selvagem, texto inédito no Brasil do dramaturgo inglês Mike Bartlett, s...

Leia +