A segunda edição do Cinexpresso – Curso livre de cinema chega ao final com o lançamento do curta-metragem Clara, uma homenagem à atriz e dançarina Marina Rico Bereta, que morreu, aos 56 anos, no último dia 27 de fevereiro. O curta-metragem, último trabalho realizado pela artista rio-pretense, foi produzido pelos alunos e professores do curso, permitindo a aplicação prática do conhecimento construído ao longo de dez meses de aula.
As sessões de estreia de Clara serão realizadas neste sábado (dia 29), no espaço cultural Casa Nuvem, no bairro Boa Vista, às 19h, 20h e 21h. A entrada é de graça.
Após aprender sobre roteiro, direção, direção de arte, fotografia, som, produção e pós-produção, os 24 alunos do Cinexpresso foram estimulados à criação, concebendo o argumento para um curta-metragem inédito, que foi produzido sob orientação dos professores do curso livre de cinema.
O curta-metragem acompanha a trajetória de três mulheres, Fátima, Clara e Nina, avó, filha e neta que vivem na mesma casa. Suas vidas aparentam felicidade, até que algo estranho acontece entre elas. A história conduz o espectador pelo espaço e o tempo das relações entre cada uma dessas mulheres, que, a cada minuto, se aproximam mais e mais do inevitável da vida.
"O curta é uma pequena distopia situada esteticamente em uma casa dos anos 1950, mas que contempla questões muito atuais e presentes nas relações interpessoais de hoje, em que a tecnologia permeia toda a nossa vida", comenta Ricardo Zammarian, um dos idealizadores do Cinexpresso.
Segundo ele, o convite à Marina para participar do filme foi feito num momento delicado da vida da atriz, pois ela enfrentava uma recidiva do câncer que acabou por vitimá-la pouco antes do carnaval. "Ela (Marina) chegou a ver a primeira montagem do filme no hospital. Infelizmente não está mais com a gente para ver a sua versão final, que se configura, agora, como uma singela homenagem à ela", diz.
Além de Marina, que interpreta a personagem que dá nome à produção, o curta-metragem também conta com as atrizes Clarice Papani (Fátima) e Graziela Rodrigues (Nina).
O Cinexpresso é um curso prático que tem como proposta o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos básicos necessários para a criação e produção de uma obra audiovisual.
A segunda edição do Cinexpresso - Curso livre de cinema tem foi realizada com o fomento da Lei Paulo Gustavo 2023, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Estreia do curta-metragem 'Clara'
Dia 29/3 (sábado), às 19h, 20h e 21h
Casa Nuvem (Rua Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)
Grátis
Mais informações no Instagram @cinexpresso
+ Stnews
Lançamento do livro e exposição ''O Andar da Fé'' acontece em Rio Preto
Nesta noite (dia 8), às 19h30, na Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, será realizado o lançamento do livro-reportagem (Serifa Editora, 152 páginas) e a abertura da exposição “...
Leia +Quarta edição do festival de leitura da casa de criar celebra a mulher na literatura
Evocando a literatura feita por, para e sobre mulheres, a casa de criar promove, de 13 a 16 de julho, em sua sede na região norte de São José do Rio Preto, a quarta ed...
Leia +Temporada de Fotografia de São José do Rio Preto lança concurso inédito em homenagem ao Jorge Etecheber
Fotógrafo que registrou a cena cultural rio-pretense por mais de duas décadas, Jorge Etecheber (1968-2024) ganha homenagem especial na terceira edição da Temporad...
Leia +Riopreto Shopping recebe lançamento da nova HQ ''Chico Bento - Viola'', de Orlandeli
Como parte da campanha de férias de julho, o Riopreto Shopping realiza um evento especial para os fãs de quadrinhos e cultura brasileira. No dia 12 de julho, às 9...
Leia +Centro Cultural Vasco promove arraial e mostra teatral em Rio Preto
Arte, tradição e identidade cultural movimentam o Centro Cultural Vasco com o Festival Virada Caipira: um cavalo de pau no sertão, a partir deste sábado (di...
Leia +