Para esquentar os motores para as noites do Graneleiro, uma playlist no perfil do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto 2022) no Spotify (https://open.spotify.com/playlist/3zyFHLo1xvHb8Hu1G8nngr?si=e82691d5507b487a) e no Deezer https://open.spotify.com/playlist/3zyFHLo1xvHb8Hu1G8nngr?si=e82691d5507b487a traz músicas relacionadas às atrações do tradicional ponto de encontro do evento, que tem início no dia 21 de julho, quinta-feira. A playlist traz composições autorais de bandas e artistas que integram a programação do Graneleiro, além de músicas que fazem parte dos sets dos DJs que se apresentarão no local.
Educativa FM
A Rádio Educativa 106,7 FM, emissora da Prefeitura de São José do Rio Preto comandada pela Secretaria de Comunicação Social, também traz o FIT Rio Preto para sua programação. A playlist do festival vai integrar a grade musical da emissora a partir deste fim de semana até o final do FIT Rio Preto, no dia 30/7.
No Jornalismo da emissora, matérias, entrevistas e boletins sobre o FIT Rio Preto 2022 integrarão a programação do Educativa Informa, diariamente.
Autorais
Entre as composições autorais de bandas de São José do Rio Preto estão na playlist Stray Cat, canção que dá nome ao primeiro EP da banda Beboop Blues, que fará show no dia 24 de julho; Hermeticamente, do organ trio Hammätrio, que se apresentará no dia 21 de julho; Psicoloca, single da cantora Livon, atração do dia 29 de julho; Pé de Chia, da Trovalírica (30/07); e Eternamente Juice WrldI, de Alien Man e Lil Styla (28/07).
DJs que vão animar as noites do Graneleiro do FIT Rio Preto 2022 também indicaram músicas que farão parte de seus sets, evidenciando uma diversidade de gêneros e estilos. Do carimbó de Lia Sophia (Ai Menina) ao pop de Rihanna (Man Down), tem de tudo um pouco no balaio musical do Graneleiro.
Graneleiro
Ponto de convergência do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), onde artistas e público se encontram para uma troca de ideias embalada por atrações de diferentes linguagens artísticas, o Graneleiro evoca a celebração da vida e da diversidade após dois anos de distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19.
Localizado no Complexo Swift de Educação e Cultura, o Graneleiro terá sete noites no FIT Rio Preto 2022, envolvendo mais de 30 atrações artísticas, entre exposições, debates, performances, shows e apresentações de DJs e VJs, além de também servir de palco para espetáculos da programação do festival.
A programação do Graneleiro no FIT Rio Preto 2022 está sendo viabilizada por meio do Edital Retomada SP 2022, lançado pelo Programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, do qual o projeto foi vencedor.
O Retomada SP é um programa de apoio à realização de novas edições de festivais, em formato presencial, com mais de cinco edições já realizadas nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional. O projeto foi inscrito pela Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.
Programação
Dia 21/07 (quinta) – 22h30 às 3h
Bola de fogo
Fábio Osório Monteiro
Performance | Salvador (BA)
Bola de Fogo estreou em janeiro de 2017, quando Fábio Osório Monteiro, tentando resistir à dificuldade financeira da vida de artista, decide se tornar baiana de acarajé. Fez o seu registro oficial como baiana na ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau) e montou seu tabuleiro na Praça do Cacau. Devidamente trajado, Osório vende o seu acarajé e sua criação artística. Humor, política, espiritualidade, memória, afeto e ancestralidade se cruzam no tabuleiro.
Hammätrio
Música | São José do Rio Preto/SP
Organ trio rio-pretense apresenta suas composições instrumentais autorais, que têm forte influência brasileira e de ritmos como o baião e a bossa nova, além do funk e do jazz experimental. São composições em que o improviso predomina, criando uma ambientação cinematográfica por meio de timbres inusitados.
Espectro – Live performance
Vinicius Dall’Acqua
Performance | São José do Rio Preto/SP
‘Espectro’ é uma série de trabalhos audiovisuais generativos, desenvolvidos em processos de live performance. As obras são gráficos, volumes e vetores visuais gerados a partir de variados espectros sonoros ativados em tempo real.
Música de primeira em noite de quinta
Lu Pequim
Discotecagem | São José do Rio Preto/SP
A DJ Lu Pequim faz duas apresentações no Graneleiro. Na noite de abertura, ela recepciona o público com um set calcado no pop dos anos 1970 e 80.
O voo de Tulugaq
Estúdio Lusco Fusco
Audiovisual | São Paulo/SP
Numa silenciosa tarde de outono no Alasca, corvos aparecem subitamente entre as árvores secas e atiram-se ao vento. A moldura criada pelo céu branco revela uma coreografia enigmática de formas, encontros e mergulhos no vazio.
Aos que ficaram, por enquanto
Jef Telles
Instalação multimídia | São José do Rio Preto/SP
A videoinstalação, produzida a partir de texturas estáticas, aborda as dificuldades criativas de um artista multimídia em confinamento, em meio a grande quantidade de pessoas que não ficaram ou ficarão para ver o que será do resto da humanidade.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 22/07 (sexta) – 22h30 às 4h
Looping: Bahia overdub
7Oito Produções
Performance-dança | Salvador/BA
Looping: Bahia overdub é uma plataforma de investigação que se desdobra em formatos distintos, em diálogo com contexto locais - espetáculo, instalação e festa. Looping constitui um estudo do tempo. O tempo de Looping é o da repetição, acumulação, fusão e supressão: ciclos que se encerram em si mesmos, sobre si mesmos. Movimentos de tensão e distensão da cultura, cuja paisagem predominante é das festas de largo de Salvador com suas contradições. Looping é o encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico: overdub Bahia.
Mundo Breve
Zeca Barreto
Música | São José do Rio Preto/SP
Zeca Barreto, rio-pretense que é destaque nos festivais de MPB do Brasil, apresenta um show eletrizante, alternativo, diverso e plural, com forte presença do samba, ijexá e baião. São canções que exploram temáticas sociais e ambientais, evocando uma forte identidade percussiva, calcada na influência afro-brasileira.
Sem rótulos
DJ Ricka
Discotecagem | São José do Rio Preto/SP
A cultura hip hop sempre foi a marca registrada do DJ Ricka. No entanto, em seu novo projeto, ele sai de sua zona de conforto para se desafiar com outros gêneros e estilos musicais. Em ‘Sem rótulos’, apresenta um set com predominância da disco music dos anos 1980, além da música brasileira e latina.
Urbanidades
Corpo Lentes
Videoarte | São José do Rio Preto/SP
Videoarte que propõe outro olhar sobre a cidade, a partir da elaboração do diálogo entre dança, vídeo e fotografia: a trajetória do trem, os espaços arquitetônicos e as movimentações que há nos corpos da cidade, sejam eles de pessoas, de animais ou de máquinas. As questões urbanas são abordadas de forma lúdica e sensível, lançando mão da composição entre as lentes fotográficas e o corpo da dançarina, que interagem com a cidade.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 23/07 (sábado) – 22h30 às 4h
Influente: cartografias subjetivas
Elissa Pomponio
Performance | São José do Rio Preto/SP
A performance se estabelece no campo técnico, da instalação e do experimental por meios processuais que buscam definições para uma cidade em trânsito. Vendar os olhos para produzir uma obra plástica provoca a ampliação dos demais sentidos, forçando a artista a imergir em sua subjetividade, estimulada pela movimentação de uma cidade viva, com referência e material da memória. A mecânica do papel que continua correndo lentamente, como os ponteiros de um relógio, impedem que as ilustrações se formem por completo, como intensifica a efemeridade do tempo.
Manifesto de uma mulher de teatro
Tânia Farias e Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz
Performance | Porto Alegre/RS
Partindo da personagem Ofélia, de um dos textos mais contundentes da dramaturgia contemporânea, ‘Hamletmachine’, de Heiner Müller - marcante na trajetória da atriz Tânia Farias -, a performance traz ao centro da arena a vociferação contra a engrenagem de violências às quais mulheres são continuamente submetidas.
Tulipa Ruiz e Pipoco das Galáxias
Música | São Paulo/SP
Vencedora do Grammy Latino na categoria Pop Brasileiro Contemporâneo, a cantora Tulipa Ruiz revisita sua carreira em show com o power trio Pipoco das Galáxias, formado por seu irmão, Gustavo Ruiz (guitarra), Gabriel Mayall (baixo) e Samuel Fraga (bateria). O repertório do show resgata sucessos dos quatro discos que marcam sua carreira: ‘Efêmera’ (2010), ‘Tudo Tanto’ (2012), ‘Dancê’ (2015) e ‘Tu’ (2017). A artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Além de se destacar como intérprete, Tulipa vem sendo cada vez mais reconhecida por seu trabalho autoral, compondo músicas para artistas como Elza Soares (‘Banho’) e Juçara Marçal (‘Ladra’), sendo vencedora do Prêmio WME na categoria Melhor Compositora.
Sangue no Olho
Giordano Castro
Discotecagem | Recife/PE
DJ Sangue no Olho (Giordano Castro) é um dos fundadores do Bloco @eumevingodetunocarnaval, do qual é uma das atrações principais todos os anos. Para além das festas carnavalescas, o DJ também é presença marcante nas noites recifenses, colocando o povo pra dançar em festas como Vodalevu, Festival Open Rua e Odara. O seu som tem um único objetivo: colocar o povo pra dançar.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 24/07 (domingo) – 22h30 às 3h
Stray Cat Live
Beboop Blues
Música | São José do Rio Preto/SP
A banda rio-pretense de blues apresenta o show baseado em seu primeiro disco, ‘Stray Cat’ (2020). No palco, encena os dramas dos sujeitos poéticos que ganham voz em composições recheadas de histórias de malícia, de autoengano, de desencanto e, ao mesmo tempo, e até estranhamente, de certa esperança.
Canções para o expurgo
Grazie Nunes e Jeff Santaniello
Discotecagem | São Paulo (SP)
Com mergulho na ampla memória ‘rebolativa’ brasileira, a dupla de DJs apresenta um repertório dedicado a incendiar os rolos e rolês dos que sobreviveram a não-lugares, lugares umbigo e outros pontos de encontro do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto através dos tempos.
#RockandRolling
André Madi
Música | São José do Rio Preto/SP
O show traz performances de canções autorais e releituras do cantor, compositor e músico rio-pretense, passando por diferentes ritmos e estilos. O formato é um power trio, com voz e guitarra, baixo e bateria.
Curva sinuosa
Jessica Teixeira
Performance | Fortaleza/CE
O curta protagonizado por Jessica Teixeira é um desdobramento audiovisual do projeto ‘Partindo do princípio de que a Terra é plana, sou toda curva e desvio’, uma continuidade da pesquisa ‘Corpo Impossível’ iniciada pela artista em 2017, quando decidiu seguir carreira solo e mergulhar fundo no próprio corpo – sua matéria prima de trabalho. ‘Curva Sinuosa’ é aquilo não que se sabe, à primeira vista, é aquilo que não consegue estar ao alcance dos olhos, antes de dobrar, é partir do princípio de que os sentidos se misturam, conectam-se com outras energias e matérias, se a gente quiser. Conectar canais que escutam imagens e sentem o frio da água atirada como tremor das palavras que descrevem aquilo que ninguém viu, mas que estava lá. É o que está entre nós, causando desvios, acidentes, ranhuras, incertezas, acasos e perigos. Não dá para confiar.
Matrística Relicário
Tauane Santo Forte
Performance | São José do Rio Preto/SP
Este trabalho é uma revisitação à série de performances desenvolvidas pela Cia. do Santo Forte entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa uniu artistas profissionais e amadores interessados em pesquisar e honrar as ancestralidades femininas inspiradas em orixás e entidades da umbanda.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 28/07 (quinta) – 22h30 às 3h
Ritoaries
Gui Calzavara
Performance | São Paulo (SP)
Performance musical do multi-instrumentista e ator Gui Calzavara. Ela é executada com bateria, sintetizadores programados, trompete e dois sopros exóticos – Zaphoon (Hawai) e Duduk (Armenia) –, permeando camadas do pop, underground, progressivo, psicodélico e erudito, numa mescla das sonoridades eletrônica e acústica. Uma mistura da experiência sonora, ao mesmo tempo uma vitrine da obra musical de Gui Calzavara adaptado para o formato de rave.
Alien World Team
Alien Man, Intruso, Lil Styla e DJ Bocka
Música | São José do Rio Preto/SP
Show de rap com os MCs Alien Man, Intruso e Lil Styla. O show é uma amostra da produção musical da cena hip hop rio-pretense, do rap ao trap. Após a apresentação dos MCs, DJ Bocka traz um set com o melhor do rap nacional e internacional.
Battle of Styles
Bboy Buxexa
Dança urbana | São José do Rio Preto (SP)
Battle of Styles é uma batalha-show com dançarinos de danças urbanas ligadas ao hip hop, fazendo uma integração com o público e demonstrando toda a energia que essa cultura tem.
A Estação da Luz
Música | São José do Rio Preto/SP
Formada em 2005 em São José do Rio Preto, a banda A Estação da Luz apresenta um repertório com músicas autorais de seus dois discos, gravados ao longo de 16 anos de estrada. A Estação da Luz já dividiu o palco com bandas clássicas e conceituadas, como Som Nosso de Cada Dia e Casa das Máquinas. Com o primeiro disco gravado em 2012 e o segundo disco gravado em 2017, a banda prepara um EP para ser lançado até o final de 2022.
Grooves, batuques e outras bossas
DJ Edu Rio
Discotecagem | Rio de Janeiro/RJ
‘Grooves, batuques e outras bossas’. Expressões abertas, abrangentes e carregadas de muito balanço, assim como a música brasileira. Plural, onde o samba se funde ao soul, o reggae flerta com o xote e o ijexá se acaba no funk. Discotecando nos tradicionais toca discos, o DJ e colecionador de vinis Edu Rio destila na pista o néctar de sua rica pesquisa em ‘brasilidades’. Passeando por ritmos e períodos diversos, porém tendencioso à cultura pop norte-nordeste que marcou a virada estética entre as décadas de 1980 e 90.
dELAS
Carolina Capelli
Audiovisual | São José do Rio Preto/SP
Trata-se de um documentário que é o resultado de uma pesquisa etnográfica audiovisual. Como pesquisar o universo feminino e todos os temas que o circundam respeitando o lugar de fala de cada mulher? A partir da entrevista com 19 mulheres fazedoras de arte do interior de São Paulo, abre-se a escuta e o diálogo de macrotemas perpassados por suas trajetórias.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 29/07 (sexta) – 22h30 às 4h
Eunucos
Irmãs Brasil
Performance | Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Performance propõe reflexões a respeito de gênero e sexualidade tendo como referência os eunucos, homens do Oriente que eram castrados para cumprir a função de guardar as mulheres do harém.
Psicorange – Em nova direção
Psicorange
Música | São José do Rio Preto/SP
Grupo musical rio-pretense cujas composições evocam o respeito à diversidade e às liberdades individuais, o Psicorange apresenta sua nova formação, com Andressa Maria (vocal e bateria), Cairo Neres (percussão, guitarra, baixo e voz), Lissa Uriel (voz, teclado e guitarra) e Murilo Gussi (voz).
Vozes femininas
Lu Pequim
Discotecagem | São José do Rio Preto/SP
DJ Lu Pequim evidencia o empoderamento feminino por meio da música, reunindo canções de mulheres que marcaram diferentes gerações da cena brasileira e internacional.
Brasilidades, psicodelia e blues
Livon
Música | São José do Rio Preto/SP
O show da cantora rio-pretense mescla composições autorais com versões e releituras de grandes nomes da música que exercem influência em seu trabalho, de Elis Regina Janis Joplin, de Os Mutantes a Pink Floyd. Livon se prepara para lançar o disco “A-TÍPICA”, com letras que refletem sobre a diversidade a partir da visão de uma mulher neurodivergente.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Dia 30/07 (sábado) – 22h30 às 4h
GrooveBooommm
DJ Taroba
Discotecagem | São José do Rio Preto/SP
‘GrooveBooommm’ eleva a cena da música negra, mesclando grooves, samba, samba de côco, funk, soul, rap e ragga. Um projeto voltado para amantes da dança e todos que gostam de se divertir com a boa música negra universal.
Startroop e o rock progressivo
Startroop
Música | São José do Rio Preto/SP
A banda rio-pretense convida para uma incursão no universo do rock progressivo, com leituras de composições de nomes internacionais, como Genesis, Yes, King Crimson, Rush e Jethro Tull, e também nacionais, como o icônico grupo Bacamarte.
Isadoser
DJeia Isadora Otoni
Discotecagem | Alto Paraíso de Goiás/GO
Downtempo, house, techno, funk, música brasileira, experimental e um cadinho de pop. São esses os gêneros que abraçam a sonoridade de Isadoser, projeto musical da goiana Isadora Otoni. A DJeia e produtora musical reside na Chapada dos Veadeiros, mas foi em São Paulo que se conectou com o universo da música eletrônica underground. Sua primeira apresentação foi na Voodoohop em Prumirim em 2015. Desde então, tocou em festas do circuito underground nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Ubatuba, Palmas, Goiânia, Alto Paraíso de Goiás, Trancoso, Heliodora e até em Praga, na República Tcheca.
Norte ao progresso
Trovalírica
Música | São José do Rio Preto/SP
Trovalírica é uma banda que mistura rock com diferentes estilos globais de música. Um som independente e autoral que se guia pela poesia e revolução, resultando em um rock experimental com gostinho de brasilidade.
Vintereveracena
Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP
Fotógrafo que há mais de duas décadas registra a cena cultural rio-pretense, Jorge Etecheber reúne em uma exposição digital 750 imagens do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, desde sua primeira edição, em 2001, até 2019.
Serviço:
Graneleiro – FIT Rio Preto 2022
Data: 21, 24, 27 e 28/07 | Horário: 22h30 às 3h | Data: 22, 23, 29 e 30/07 | Horário: 22h30 às 4h | Complexo Swift de Educação e Cultura - Av. Duque de Caxias, 3900 (em frente ao Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa) | Lotação máxima: 900 pessoas | Grátis (retirada de ingressos na bilheteria FIT no Complexo Swift, nos dias de Graneleiro, a partir das 15h, com limite de 1 (um) ingresso por pessoa | Será exigido comprovante de vacinação e uso de máscara, se estiver em recomendação pelos órgãos oficiais de Saúde | Não será permitida entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados dos pais
+ Stnews
Exposição fotográfica no Riopreto Shopping destaca a maternidade na Comunidade Surda
"Ser mãe é ultrapassar barreiras que vão além da comunicação" é o tema da 1ª Exposição Fotográfica realizada pela Central de Interpretação de Libras (CIL), da Secretaria da Mulher,...
Leia +Companhia Azul Celeste divulga selecionados e datas do II Ciclo de Obras Artísticas em Processo
A Companhia Azul Celeste anuncia as obras selecionadas e a programação do II Ciclo de Obras Artísticas em Processo. Essa iniciativa integra o projeto Azul Celeste 35, r...
Leia +Virada Cultural 2025 reunirá mais de 800 apresentações em todas as regiões da cidade de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz mais de 800 apresentações para a Virada Cultural de 2025, em comemoração aos 20 a...
Leia +Espetáculo espírita ‘A Vingança do Judeu’ têm sessão em Rio Preto
O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em São José do Rio Preto, será palco no dia 24 de maio, a partir das 19h, do espetáculo “A Vingança do Judeu”, adaptação tea...
Leia +Sesc Rio Preto celebra a música regional brasileira com o projeto ''Raízes Sonoras''
No próximo domingo (dia 11), o Sesc Rio Preto dá início ao projeto "Raízes Sonoras", um projeto musical que busca resgatar e celebrar a essência das canções que e...
Leia +