NOTAS

Psicóloga de Rio Preto apresenta trabalho em congresso americano

Psicóloga de Rio Preto apresenta trabalho em congresso americano
Psicóloga Tina Zampieri, doutora em Ciências da Saúde
📸 Divulgação

A psicóloga Tina Zampieri, doutora em Ciências da Saúde, de Rio Preto, foi a única brasileira a participar como palestrante da Conferência Virtual EMDRIA 2021, realizada no último dia 13, nos Estados Unidos.

A Conferência Virtual EMDRIA 2021 inclui uma linha excepcional de sessões virtuais projetadas para ajudar os médicos e psicólogos que atuam com a terapia EMDR a se manterem na vanguarda da prática, da educação e da pesquisa.

Durante a conferência, a psicóloga apresentou o trabalho "Safety Platform on the preparation phase of EMDR", que discorre sobre um protocolo de psicoterapia EMDR para tratar traumas complexos, dentre eles, a pandemia.

A psicóloga Maria Aparecida (Tina)  Zampieri, PhD em Ciências da Saúde,   participou  do VI Congresso Brasileiro de EMDR, 100% online, de 12 a 15 de novembro, último, e ali ela foi homenageada com o Troféu Francine Shapiro, por Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados ao tornar a prática do EMDR mais conhecido no Brasil e no mundo. Além de participar do lançamento do livro EMDR: Conquistas na Psicoterapia versus Teoria, prática e pesquisa (editora Reality books), do qual foi a organizadora, e contou com a colaboração das psicólogas Ana Lúcia Castello, Claudete Milarè e Terezinha Amaro. A obra é mais uma contribuição da Associação Brasileira de EMDR para os profissionais da psicologia, que se interessam pelo tema.

Na mesma ocasião, seu filho, o também psicólogo Alexandre Zampieri, do Ciclo de Mutação, de Rio Preto, onde ambos atuam, recebeu o primeiro lugar pela apresentação do Poster sobre: Sexualidade, um estudo comparativo randomizado de Comportamento em Tempos de Covid. O trabalho mostra como os casais tiveram suas vidas sexuais afetadas pela quarentena.


Entendendo o EMDR

A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma abordagem que trata do armazenamento da memória e da interpretação da experiência. Sendo uma abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro. Tem como principal foco as experiências perturbadoras que contribuem para problemas na vida cotidiana. 

A terapia EMDR funciona através do reprocessamento da tal experiência perturbadora, com estímulos bilaterais, podendo o mesmo ser por feito através dos movimentos oculares, sons e toques.

Quem foi Francine Shapiro

Nascida em 18 de fevereiro de 1948, morreu em 16 de junho de 2019. Era uma psicóloga e educadora norte-americana que desenvolveu a dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EMDR), uma forma de psicoterapia para resolver os sintomas de experiências traumáticas e outras situações de vida perturbadoras  e que deixam marcas. 

Mais informações, por gentileza, acessar o site: www.ciclomuta.com.br e/ou por meio do whatsapp (17) 98125-0435. 


+ Sintonia

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 36 milhões

A Caixa Econômica Federal divulgou na noite de quinta-feira (dia 27), o resultado do sorteio número 2.447 da Mega Sena. As seis dezenas sorteadas são 13, 19, 29, 42, 49 e 52Nenhum ...

Leia +

Governo de SP anuncia 700 novos leitos para apoiar municípios no combate à pandemia

O Governador João Doria anunciou na quarta-feira (dia 26) a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Governo de SP...

Leia +

Dicas para uma alimentação saudável no verão

Estamos em pleno verão e o clima de muito sol e calor traz novas necessidades para a nossa rotina de alimentação. O período exige cuidados e uma atenção esp...

Leia +

Saúde muda rotina para testes de covid em Rio Preto

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a partir desta quinta-feira (27), não serão mais realizados testes rápidos (antígenos) nas três UPAS e nas duas unidades de pront...

Leia +

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 31 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.447 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (dia 25), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Te...

Leia +