BEM-ESTAR

ARTIGO: Nunca é tarde para cuidar da sua circulação

ARTIGO: Nunca é tarde para cuidar da sua circulação
Médico e cirurgião vascular Dr. Sthefano Atique Gabriel

Com a correria do dia a dia e as exigências do mercado de trabalho, é esperado que as pessoas, de um modo geral, não priorizem o cuidado com a sua saúde e não valorizem alguns sintomas usuais, porém relevantes, como dores nas pernas, inchaço, formigamento nos pés e endurecimento das panturrilhas.

Durante a pandemia e a restrição domiciliar, houve uma piora relacionada a presença de fatores de risco para as doenças circulatórias. Em outras palavras, aumentou a incidência de pacientes hipertensos, diabéticos, obesos, sedentários e estressados. Este contexto é prejudicial ao sistema circulatório, uma vez que estes fatores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver ao longo dos anos doenças vasculares graves, como derrame cerebral, infarto do miocárdio, má circulação, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Além disso, o caráter silencioso das doenças circulatórias constitui a maior preocupação quando nos referimos ao risco de uma pessoa desenvolver uma doença vascular. O cérebro não avisa que teremos um derrame, o coração não exprime sinais de que ocorrerá em breve um infarto e a circulação das pernas não comunica nosso corpo de que haverá um entupimento arterial extenso, com chances reais de perda do membro acometido.

Portanto, temos dois caminhos a seguir. Podemos aguardar a manifestação de algum sintoma e correr para o atendimento médico na tentativa de remediar o evento circulatório ou podemos manter o acompanhamento periódico da nossa circulação, efetuando avaliações seriadas que permitirão o diagnóstico das possíveis alterações vasculares, antecipando os eventos cerebrovasculares e cardiovasculares e suas respectivas complicações.

No mundo moderno em que vivemos, com tamanha evolução tecnológica na área médica, o Check Up Vascular representa a maior conquista da Medicina Preventiva. Ele pode ser realizado dentro ou fora do ambiente hospitalar, na maior parte das vezes no próprio consultório médico. Além disso, não há limite de faixa etária e nem restrições físicas que impeçam o adequado acompanhamento do sistema circulatório.

Qual seria o melhor momento para realizar o seu Check Up Vascular? Quando houver a compreensão de que você precisa se cuidar e de que não existe outra maneira de prevenir doenças circulatórias, exceto realizando o Check Up Vascular. Embolia pulmonar, trombose venosa profunda, trombose arterial, pé diabético, hipertensão refratária, aneurismas de aorta, obstrução das artérias carótidas e insuficiência venosa constituem algumas doenças circulatórias que podem ser prevenidas, diagnosticas e tratadas com o Check Up Vascular. Nunca é tarde para cuidar da nossa circulação.

Para quem testou positivo para Covid ou precisou ser internado para tratamento respiratório, a incidência de complicações vasculares é ainda maior. Doenças circulatórias, como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, trombose arterial e alterações renais podem ser diagnosticadas em até aproximadamente 3 a 4 meses após a infecção viral pelo Coronavírus, fato que nos alerta sobre a importância de manter o acompanhamento periódico do sistema circulatório através do Check Up Vascular.

Para maiores informações sobre a Saúde Vascular e as principais doenças que acometem o nosso circulatório, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP


+ Stnews

Proteja sua circulação controlando sua pressão!

Estima-se que aproximadamente 38 milhões de brasileiros sofram com pressão alta, o que significa que uma parcela considerável de 32% da nossa população apresenta níve...

Leia +

Obesidade abdominal associada à fraqueza muscular eleva risco de síndrome metabólica

Estudo conduzido por pesquisadores das universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e College London (Reino Unido) mostrou que a combinação de acúmulo de gordura ...

Leia +

Bipolaridade: apoio dos familiares e conscientização ajudam no tratamento do transtorno

O apoio de familiares, parceiros e amigos melhora os resultados do tratamento do Transtorno Bipolar (TB). A doença é marcada pela alteração do humor que pode vari...

Leia +

O infarto em um ex – atleta transmite uma importante mensagem que todos devemos compreender

Geralmente, as mídias de grande impacto reservam um espaço ou uma coluna em sua grade para algum assunto de destaque relacionado à saúde. Com o intuito de...

Leia +

A pressão alta pode prejudicar sua circulação – conheça os riscos que você está correndo!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +