NOTAS

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen
Intervalo deve ser de dois a seis meses
📸 Gov. de São Paulo

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica na noite dessa quinta-feira (dia 25),  em que orienta que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. 

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço. 

Os resultados  embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). 

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. "Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses", informou o ministério em nota.


+ Stnews

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão de pessoas no show da cantora Madonna, que acontecerá em Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, n...

Leia +

Zoonoses estará aberto neste sábado para vacinação contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará aberto neste sábado (dia 27), entre 8h e 14h, para vacinação contra raiva, avaliação de zoonoses e doação de animais. Os m...

Leia +

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edi...

Leia +

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

O Google anunciou nesta quarta-feira (dia 23) que não vai permitir anúncios políticos nas eleições municipais de outubro.A medida foi tomada pela plataforma em função d...

Leia +

Procon investiga entidades associativas do INSS por possível fraude

Diante de um crescente número de reclamações, o Procon de Rio Preto deu início a uma investigação das entidades associativas que atendem aposentados e pensionistas do I...

Leia +