BEM-ESTAR

Dores nas pernas pós covid: Quais os seus significados?

Dores nas pernas pós covid:  Quais os seus significados?
Dr. Sthefano Atique Gabriel - Médico e cirurgião vascular

Quem já foi internado ou recebeu tratamento para o Covid-19, mesmo que já tenha sido vacinado com as duas doses, sente que alguns sintomas persistem ou pioram ao longo do tempo. As queixas mais comuns relacionadas a Síndrome Pós Covid são queda capilar, perda da memória e dores nas pernas.

Em relação as dores nas pernas, inúmeros significados clínicos podem estar associados a este sintoma. Doenças importantes podem manifestar-se apenas com dores nas pernas, dentre elas, a trombose venosa profunda, a trombose arterial aguda, a embolia pulmonar e a má circulação. Apesar de inespecífico, a dor nas pernas não deve ser menosprezada, nem automedicada. A avaliação médica ainda constitui a melhor forma de compreender o motivo pelo qual uma pessoa está evoluindo com dores nas pernas.

Entretanto, será que todas as dores nas pernas são iguais ou representam a manifestação clínica das mesmas doenças? Não! A dor nas pernas contém diversos significados e cada tipo de dor está associado a uma patologia específica. Fica a critério do indivíduo que a sente, conscientizar-se da importância do diagnóstico precoce, baseado em acompanhamento médico e exames para Check-Up.

A dor nas pernas que surge de repente, não associado a trauma e acompanhado por inchaço é muito sugestivo de trombose venosa profunda. Ainda mais quando nos referimos a pacientes que usam anticoncepcionais, foram submetidos a cirurgias recentes ou fizeram viagens de longa distância. Outros fatores de risco dignos de nota são: sobrepeso e obesidade, histórico familiar, antecedentes pessoais de varizes ou predisposição genética para fenômenos tromboembólicos.

Toda pessoa pós Covid possui risco elevado de desenvolver trombose venosa profunda, que representa o primeiro passo para a embolia pulmonar. Em estudos realizados em unidades de terapia intensiva, a embolia pulmonar constituiu a principal complicação clínica associada ao Covid-19.

Tanto a trombose venosa quanto a embolia pulmonar merecem avaliação clínica detalhada, tratamento com medicações anticoagulantes e exames de imagem para descartar complicações. A mortalidade é consideravelmente maior quando existe associação entre acometimento pulmonar pelo Covid-19 e obstrução da circulação pulmonar por embolia.

Por outro lado, as dores nas pernas associadas a caminhada, a corrida ou quando é necessário subir alguns lances de escada, sugerem comprometimento circulatório arterial, com risco de formação de feridas, de úlceras que cicatrizam com dificuldade e até mesmo da perda do membro.

A Doença Arterial Periférica, popularmente conhecida como “má circulação”, representa a condição clínica caracterizada pela obstrução da parede das artérias por placas de colesterol (ateroma), reduzindo de maneira expressiva o aporte sanguíneo para as extremidades do corpo, em especial para as pernas e para os pés.

A sensação de frialdade, formigamento, falta de sensibilidade, alteração na coloração da ponta dos dedos e dor é exacerbada no paciente cardiopata ou vasculopata que recentemente evoluiu com infecção viral pelo Coronavírus. O risco de complicações é maior, com necessidade de internação hospitalar e intervenções cirúrgicas.

O acompanhamento com o Cirurgião Vascular e o Check-Up Vascular representam a melhor maneira de compreender o verdadeiro significado das dores nas pernas pós Covid. Para mais informações sobre sintomas após a infecção pelo Coronavírus, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato: 17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP


+ Stnews

Proteja sua circulação controlando sua pressão!

Estima-se que aproximadamente 38 milhões de brasileiros sofram com pressão alta, o que significa que uma parcela considerável de 32% da nossa população apresenta níve...

Leia +

Obesidade abdominal associada à fraqueza muscular eleva risco de síndrome metabólica

Estudo conduzido por pesquisadores das universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e College London (Reino Unido) mostrou que a combinação de acúmulo de gordura ...

Leia +

Bipolaridade: apoio dos familiares e conscientização ajudam no tratamento do transtorno

O apoio de familiares, parceiros e amigos melhora os resultados do tratamento do Transtorno Bipolar (TB). A doença é marcada pela alteração do humor que pode vari...

Leia +

O infarto em um ex – atleta transmite uma importante mensagem que todos devemos compreender

Geralmente, as mídias de grande impacto reservam um espaço ou uma coluna em sua grade para algum assunto de destaque relacionado à saúde. Com o intuito de...

Leia +

A pressão alta pode prejudicar sua circulação – conheça os riscos que você está correndo!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +