BEM-ESTAR

Sobrepeso e obesidade aumentam o risco de doença venosa

Sobrepeso e obesidade aumentam o risco de doença venosa
Dr. Sthefano Atique Gabriel - Médico e cirurgião vascular

A obesidade constitui uma das principais doenças do mundo moderno, com elevada prevalência em países desenvolvidos e industrializados. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8% nos últimos cinco anos, atingindo aproximadamente 20% da população brasileira. Além disso, a obesidade representa um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares.

A epidemia da obesidade representa um problema de saúde pública e está presente desde a infância até a velhice. Vida sedentária, hábitos alimentares inadequados, sobrecarga no trabalho, má qualidade do sono e estresse diário contribuem para o aumento de peso populacional e mantêm ativo o círculo vicioso entre a obesidade e os seus fatores de risco.

Como já comprovado por estudos populacionais nacionais e internacionais, o excesso de peso está intimamente associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumentando as chances de uma pessoa evoluir com infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e má circulação nos membros inferiores.

A obesidade representa uma doença de tamanha complexidade, que não deve ser encarada como um problema isolado, mas sim, como um importante componente da Síndrome Metabólica, cujas características principais são: aumento nos índices glicêmicos e pressóricos, redução nas taxas de HDL-colesterol (“colesterol bom”), hipertrigliceridemia e obesidade abdominal e visceral.

Além de prejudicar o sistema arterial, acelerando o depósito de placas de ateroma na parede das artérias, o sobrepeso e a obesidade também demonstram relevantes efeitos sobre o sistema venoso, com comprometimento da função valvular das veias superficiais e profundas, fenômeno que prejudica o retorno venoso e degenera a parede venosa, tornando-a dilatada e insuficiente.

A insuficiência venosa em pacientes obesos é consequência da mobilidade limitada e do prejuízo funcional da musculatura da panturrilha, responsável pelo retorno do sangue venoso em direção ao coração. A doença venosa avançada, exteriorizada por eczemas, úlceras, exsudações e hiperpigmentações cutâneas são mais frequentes em obesos. Além disso, os fenômenos tromboembólicos, tais como, trombose venosa profunda e embolia pulmonar apresentam maior incidência na população obesa.

Uma pessoa obesa geralmente apresenta doença venosa avançada, com insuficiência de veia safena e alterações de pele associadas a sobrecarga do sistema venoso, o que na maior parte das vezes exige tratamento multidisciplinar composto por avaliação vascular, nutricional, psicológica e apoio fisioterápico.

A mudança no estilo de vida, com adoção de dietas equilibradas e pobres em açúcares e gorduras, associado a queima dos estoques de gordura visceral com exercícios físicos aeróbicos é de extrema importância na prevenção e no combate a obesidade. Além disso, o Check-up Vascular é fundamental para diagnóstico precoce das alterações circulatórias provocadas pela obesidade.

Em alguns casos, é necessário associar tratamentos devido a complexidade da doença venosa associada ao sobrepeso e a obesidade. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato: 17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP



+ Stnews

Proteja sua circulação controlando sua pressão!

Estima-se que aproximadamente 38 milhões de brasileiros sofram com pressão alta, o que significa que uma parcela considerável de 32% da nossa população apresenta níve...

Leia +

Obesidade abdominal associada à fraqueza muscular eleva risco de síndrome metabólica

Estudo conduzido por pesquisadores das universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e College London (Reino Unido) mostrou que a combinação de acúmulo de gordura ...

Leia +

Bipolaridade: apoio dos familiares e conscientização ajudam no tratamento do transtorno

O apoio de familiares, parceiros e amigos melhora os resultados do tratamento do Transtorno Bipolar (TB). A doença é marcada pela alteração do humor que pode vari...

Leia +

O infarto em um ex – atleta transmite uma importante mensagem que todos devemos compreender

Geralmente, as mídias de grande impacto reservam um espaço ou uma coluna em sua grade para algum assunto de destaque relacionado à saúde. Com o intuito de...

Leia +

A pressão alta pode prejudicar sua circulação – conheça os riscos que você está correndo!

Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofra com níveis pressóricos elevados. A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como “...

Leia +