BEM-ESTAR

ARTIGO: Dor abdominal e dor nas costas podem ser manifestações do aneurisma de aorta

ARTIGO: Dor abdominal e dor nas costas podem ser manifestações do aneurisma de aorta
Médico e cirurgião vascular Dr. Sthefano Atique Gabriel

As dores abdominais e as dores nas costas constituem queixas frequentes dos pacientes durante as consultas médica. Dentre as diversas patologias abdominais, devemos estar atentos a probabilidade de sintoma doloroso estar relacionado a manifestação clínica do aneurisma de aorta. De um modo geral, as doenças da aorta são silenciosas, entretanto, a presença de sintomas denota gravidade e o diagnóstico só é possível se houver suspeita e investigação por exame de imagem.

Importantes doenças podem acometer a artéria aorta, e em decorrência de sua relevância, as doenças da aorta caracterizam-se pela gravidade e pelo elevado risco de complicações, exigindo na maior parte das vezes intervenções cirúrgicas, internações hospitalares prolongadas e recuperação em unidade de terapia intensiva.

As doenças isquêmicas e as doenças aneurismáticas constituem as patologias mais frequentes da artéria aorta. Os tradicionais fatores de risco para as doenças cardiovasculares representam os maiores preditores dos fenômenos degenerativos da parede aórtica. Portanto, os pacientes hipertensos, tabagistas, obesos, dislipidêmicos e que já realizam acompanhamento cardiovascular caracterizam o grupo de risco para as doenças da aorta, em especial para o aneurisma de aorta.

Os aneurismas de aorta representam um estado de enfraquecimento e fragilidade da parede aórtica, com dilatação arterial progressiva. O risco de rotura é iminente, o que impõe risco elevado de complicações ao paciente. O histórico familiar, o fumo e a hipertensão arterial sistêmica representam os principais fatores de risco para o desenvolvimento do aneurisma de aorta abdominal.

Na maioria dos casos, as doenças da aorta são silenciosas, não expressando sintomas clínicos que permitam seu diagnóstico precoce. Portanto, o Check Up Vascular representa a única maneira de avaliar adequadamente o sistema circulatório, oferecendo ao Cirurgião Vascular a oportunidade de diagnosticar as doenças da aorta e intervir clinicamente ou cirurgicamente se houver necessidade. O diagnóstico precoce do Aneurisma de Aorta aumenta as chances de sucesso no tratamento.

O Ultrassom Doppler de Aorta e Artérias Ilíacas direciona a avaliação para a região abdominal e toracoabdominal, com avaliação completa de todo o segmento aórtico. Todo indivíduo portador de fatores de risco para doenças cardiovasculares, a partir dos 50 anos, deve realizar anualmente o Ultrassom Doppler de Aorta e Artérias Ilíacas. Na presença de alterações, a Angiotomografia representa o próximo passo da avaliação da artéria aorta, auxiliando o Cirurgião Vascular no melhor planejamento terapêutico.

Os sintomas sugestivos de acometimento da artéria aorta são: dor abdominal, dor lombar, dor nas pernas durante a caminhada, formigamento nos pés e frialdade nas extremidades. A presença de massas pulsáteis dolorosas denota gravidade e urgência, com risco de rompimento arterial. Pelo caráter silencioso, é recomendável acompanhamento médico e avaliação periódica do segmento aórtico com o intuito de identificar as doenças da aorta na população. Além disso, o caráter genético é imperativo, o que aumenta em cinco vezes o risco de doenças na aorta na presença de familiares próximos com histórico de doenças isquêmicas ou aneurismas de aorta.

Oriente seus amigos e familiares sobre a importância de diagnosticar precocemente as doenças da artéria aorta, em especial dos aneurismas de aorta.

Mantenha acompanhamento médico com o seu Cirurgião Vascular. Se houver dúvidas sobre aneurismas de aorta, doenças isquêmicas e outras alterações circulatórias, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br e envie seu comentário.


Serviço:

Dr. Sthefano Atique Gabriel

Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM 130437

Instagram: @drsthefanoatiquegabriel

Facebook: /drsthefanoatique

Contato:  17 3512-1970

Endereço: R. Redentora, 3106 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP

         


+ Sintonia

Não espere sua circulação piorar para procurar atendimento médico! Entenda os principais sinais e sintomas

Você já teve um derrame ou um infarto? Sua pressão é de difícil controle? Suas pernas doem durante a caminhada? Você sente o pé frio e formigando? Sua ferida nã...

Leia +

Por que a inteligência emocional é tão importante para nossa saúde?

Quando pensamos em recursos ou ferramentas que possam favorecer nossa saúde, imediatamente consideramos os alimentos, o exercício físico, as vitaminas e os medicamentos. No...

Leia +

O tratamento com laser transdermico pode substituir a cirurgia de varizes? Entenda a diferença

Aproximadamente 20% a 30% da nossa população sofre com varizes, principalmente nos membros inferiores. Caracterizadas por veias dilatadas e insuficientes,...

Leia +

Você sabe o que é e quais os tipos de intoxicação? Entenda melhor

O conceito de intoxicação é muito amplo, pode parecer uma situação atípica, rara, mas eu garanto que todos nós, sem exceção, já enfrentamos ou passamos por isto em algum mo...

Leia +

Outubro Rosa: saiba como se prevenir da trombose associada ao câncer de mama

É indiscutível que a trombose venosa profunda representa uma das principais complicações da atividade tumoral. Estima-se que o risco de eventos tromboembó...

Leia +