A campanha nacional de vacinação contra a influenza este ano começa no dia 7 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última sexta-feira (dia 21), data em que as doses começam a ser distribuídas aos estados.
A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores, dentre outros.
Ao receber a primeira remessa de doses destinada ao Distrito Federal, Padilha destacou que o imunizante protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.
Segundo ele, estados e municípios que receberem as doses ao longo dos próximos dias podem optar por iniciar a vacinação antes do dia 7. No Distrito Federal, por exemplo, a imunização deve começar na próxima terça-feira (26).
A previsão é que, até o fim de março, 35 milhões de doses tenham sido entregues aos estados. Padilha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pessoa imunizada fique gripada e destacou que, muitas vezes, o que acontece é que ela já chega infectada no momento de receber a vacina.
Vacina o ano todo
O ministro destacou que, a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível em unidades básicas de saúde de forma permanente. A estratégia, segundo ele, é não perder nenhuma oportunidade de vacinar pessoas que buscarem a dose.
Padilha disse ainda que os dias D nacionais de vacinação contra a influenza também serão retomados. A data, para este ano, será definida ao longo da próxima semana, durante reunião da comissão intergestores tripartite, mas deve acontecer em maio.
Público em geral
A possibilidade de ampliar a vacinação contra a influenza para o público em geral, segundo o ministro, não está descartada, mas ficará a critério de cada estado e município, levando em consideração o status de cobertura dos grupos prioritários.
“A meta recomendada pela OMS [Organização Mundial da Saúde] é 90% [de cobertura vacinal para grupos prioritários]. Vamos perseguir isso”, disse Padilha.
+ Stnews
Rio Preto e Balsamo recebem as Carretas de Mamografia em maio - confira o itinerário
Encerrando abril e iniciando maio, as Carretas de Mamografia seguem percorrendo o estado de São Paulo e atendem, neste período, Bálsamo e São Jo...
Leia +Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes
O cuidado no acompanhamento de pacientes com diabetes não pode se resumir ao controle da glicose. Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj...
Leia +Primeira edição do CONECTA SAÚDE acontece neste sábado, no Riopreto Shopping, com foco no Transtorno do Espectro Autista
Neste sábado (dia 26), o Riopreto Shopping será palco da primeira edição do CONECTA SAÚDE, um projeto inovador que nasce em 2025 com o propósito de le...
Leia +Campanha de vacinação em Rio Preto será realizada neste sábado em dez UBSs, das 8h às 15h
Neste sábado (dia 26), a Secretaria de Saúde promoverá nova etapa da campanha “Sábado com Vacina”, com ampliação de unidades participantes e horário de atendiment...
Leia +Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Kisunla (donanemabe), indicado para o tratamento de comprometimento cognitiv...
Leia +