Uma avó com Alzheimer procura suas memórias perdidas com a ajuda dos netos, numa viagem repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas. Essa é a história do espetáculo Voz de Vó, com dramaturgia final e direção de Sara Antunes – com supervisão artística de Vera Holtz – e que faz temporada de 7 a 17 de novembro no Centro Cultural do Sesi Rio Preto, com entrada gratuita, sempre de quinta a domingo. Já é possível reservar ingresso pelo sistema Meu Sesi, sendo que as sessões dos dias 7, 8 e 14 são exclusivas para grupos de estudantes de escolas públicas.
Abordando a perda da memória e o poder da fabulação, o espetáculo é destinado a crianças e recomendado para todas as idades. "Queremos proporcionar uma experiência dentro do sentir da infância a todo público, experimentar o mundo através da brincadeira, da canção, do jogo lúdico. É neste desenrolar da narrativa oral que queremos fazer viver a 'Voz de Vó'", diz Antunes.
Em cena, Clarisse Derzié Luz vive a Vó que, com o apoio de seus netos, entra em uma instigante jornada permeada por jogos lúdicos e música para recuperar suas lembranças. "Ela se perdeu, quer sair de casa, fugir e encontrar sua casa fictícia, porque já não reconhece onde está e nem se reconhece por conta do Alzheimer", conta a diretora.
A trama é conduzida pelos netos Bento e Tito, interpretados na versão adulta por Demian Pinto e Gui Calzavara, que assinam a direção musical e executam a trilha ao vivo, composta por fragmentos sonoros unidos em um mosaico de lembranças. "Dizem que a música é a única coisa que a gente nunca esquece", afirma Demian. Enquanto crianças, os netos são vividos por Antônio de Oliveira (Tito) e Benjamim de Oliveira (Bento).
A dupla cria mundos e realidades para as ausências da avó, buscando ressignificar as falhas e dar sentidos e preenchimentos aos vazios a partir da fantasia. Em um tempo que foge do cronológico, a narrativa flui por meio de uma colagem de memórias e experiências.
A direção de arte, assinada por Analu Prestes, costura esses fragmentos com uma linha que aborda o tempo e transforma a memória numa grande colcha de retalhos recheada de natureza, risos, brincadeiras e imaginação. "Contar uma história sobre memórias, infância e uma avó que amava os pássaros e a música, nos remete às nossas lembranças mais profundas", reflete Prestes.
Idealizadora do espetáculo, Antunes revela que a história foi inspirada em sua própria avó. "Ela queria ser atriz. Chegou a fazer teatro, mas depois teve filhos e nunca mais voltou a atuar. Quando o Alzheimer começou, ela muitas vezes dizia que precisava ir para o ensaio. Então, eu quis colocá-la no palco." Projeções da idosa, de frases, bordados e desenhos acentuam o tom poético da montagem.
O espetáculo já atraiu centenas de pessoas de idades diversas nas temporadas em São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto. "Desde a criança de 5 anos até a avó, todos se emocionam em algum ponto", completa a artista.
Na primeira semana da temporada de Voz de Vó no Sesi Rio Preto, quinta-feira a sessão acontece às 13h; sexta, às 9h; sábado e domingo, às 15h. Já na segunda semana, as apresentações são nos seguintes horários: quinta, às 14h, e, de sexta a domingo, às 15h.
SERVIÇO
Voz de Vó
Local: Teatro – Centro Cultural Sesi Rio Preto
Endereço: Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira, São José do Rio Preto – SP
Datas: de 7 a 17 de novembro, sempre de quinta a domingo (dias 7, 8 e 14, sessões fechadas para grupos de alunos de escolas públicas)
Sessões: 7 a 10 de novembro - quinta, às 13h; sexta, às 9h; sábado e domingo, às 15h. 14 a 17 de novembro - quinta, às 14h; sexta, sábado e domingo, às 15h
(Sessão com libras e audiodescrição - dia 15 de novembro, sexta, 15h)
Grátis. Livre. 60 minutos.
Reservas: www.sesisp.org.br/evento/3a7a73c7-f316-475b-8634-5444e164b526/voz-de-vo
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Sara Antunes
Supervisão Artística: Vera Holtz
Cenário e Figurino: Analu Prestes
Direção de Produção: Bianca De Felippes
Direção Musical: Demian Pinto e Gui Calzavara
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Victoria Ariante
Programação Visual: Analu Prestes e Camila Landulfo
Desenhos, colagens e bordados: Analu Prestes
Videografismo: Vic Von Poser
Preparação Vocal: Patricia Antoniazi
Elenco (adultos): Clarisse Derzié Luz, Demian Pinto e Gui Calzavara
Elenco (crianças): Antônio de Oliveira (Tito) e Benjamim de Oliveira (Bento)
Participação afetiva: Analu Prestes e Vera Holtz
Assist. Direção: Henrique Landulfo
Assist. Cenário e figurino: Camila Landulfo
Assist. Produção: Gabriela Newlands
Assist. de Videografismo: Ana Lopes
Produção Executiva: Roberta Viana
Contrarregra: Paolo Oliveira
Produção de Luz: Carina Tavares
Assist. Iluminação: Gabriel Greghi e Gabriela Cezário
Visagismo: Kazuo Hair Design
Pesquisa de Figurino: Maura Begliomini
Criação, captação e Mídias Sociais: gaTú Filmes | Gabriel Metzner e Arthur Bronzato
Making Of: Pietra Baraldi
Op. de Vídeo: Ana Lopes
Op. de Som: Enrico Baraldi
Op. de Luz: Julio Greghi
Microfonista: Roberto Silva
Camareira: Cris Felix
Adereços: palhAssada ateliê soluções cenográficas
Assessoria Jurídica: Roberto Silva
Produção: Gávea Filmes
+ Stnews
Obras de Raul Seixas uniram estilos em seus 26 anos de carreira
Com uma obra musical composta por 17 discos e mais de 300 músicas, lançados durante 26 anos de carreira, Raul Seixas completaria neste sábado (dia 28), 80 anos de vida....
Leia +Companhia Azul Celeste abre inscrições gratuitas para curso de teatro voltado a pessoas com mais de 50 anos
A Companhia Azul Celeste está com inscrições abertas para o Curso de Teatro para Pessoas 50+, uma oportunidade para quem deseja viver uma experiência artística transfor...
Leia +Cia. Alpendre apresenta ''O Sonho de Ícaro'' com oito apresentações gratuitas em Rio Preto
A Companhia de Teatro Alpendre estreia seu primeiro espetáculo, "O Sonho de Ícaro", com uma série de apresentações gratuitas em diversos espaços públicos de São J...
Leia +Parada LGBT+ de SP discute o envelhecimento em meio à festa e reflexão
Com milhares de participantes, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo levou a questão do envelhecimento da população LGBTQiA+ para o centro da discussão e da festa. Na ...
Leia +Cênica apresenta o espetáculo ''Bitita – Para Não Esquecer'', neste domingo, no Centro Cultural Sesi Rio Preto
O teatro do Centro Cultural Sesi São José do Rio Preto recebe neste domingo (dia 22), a apresentação do espetáculo "Bitita – Para Não Esquecer", da Cênica. Indica...
Leia +