CULTURA

Com edição rio-pretense em novembro, Festival Perfídia recebe inscrições de artistas locais

Com edição rio-pretense em novembro, Festival Perfídia recebe inscrições de artistas locais
Festival Perfídia promove o diálogo entre linguagens artísticas e novas mídias, ocupando espaços da cidade com arte e tecnologia
📸 Divulgação

O Perfídia – Festival de Performances e Novas Mídias, organizado pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, volta às suas origens em 2021, com edição em São José do Preto, primeira cidade a abrigar o evento de arte e tecnologia, no período de 11 a 13 de novembro. 

Artistas e coletivos da cidade podem se inscrever para participar da programação do Festival Perfídia até o dia 8 de outubro, no site www.plataformaperfidia.com.

O Festival Perfídia é uma mostra de multilinguagem que tem como foco a intersecção entre artes (vídeo, animação, música, performance, teatro, dança, música, imersão, intervenção urbana, interatividade) e as novas mídias (tecnologias da imagem e do som, aparelhos eletrônicos e digitais, sensores, internet e softwares), apostando no hibridismo e na interdisciplinaridade como motor de inovações estéticas.

"A proposta é convocar VJs, DJs, artistas digitais e artistas multimídia que pesquisam as linguagens do vídeo, da animação digital e/ou do som eletrônico para realizar uma residência/ocupação urbana na cidade, através do diálogo entre mídias audiovisuais e sonoras e os espaços públicos, edifícios, histórias, vivências e corpos que habitam Rio Preto", destaca a artista rio-pretense Luciana Ramin, coordenadora do Festival Perfídia.

Entre as pesquisas convocadas para esta edição do Festival Perfídia estão: videomapping, VJing, DJ sets, shows, audiovisual ao vivo, live cinema, videoperformances, ações audiovisuais relacionais, áudio e vídeoinstalações, arte sonora, apresentações musicais, intervenções urbanas, arte digital interativa, entre outras ações pautadas pelo hibridismo entre arte e tecnologia.

Para valorizar a cena local e estimular pesquisas em arte e tecnologia em São José do Rio Preto, o evento tem uma categoria exclusiva, o _perfídiaCOLAB, voltado exclusivamente a artistas e coletivos da cidade.

O _perfídiaCOLAB se constitui em uma residência artística para produção de obras inéditas que serão apresentadas na programação do Festival Perfídia, através da colaboração com outros artistas, além da curadoria e equipe técnica do festival. "As obras serão intervenções/instalações urbanas que investiguem tecnologias do vídeo e do som ou poderão ser parte da mostra _perfídiaMAPPING. Não é necessária experiência prévia em pesquisa nessa área, pois essa a categoria é aberta a primeiras experiências", sinaliza Lucina Ramin.

O Festival Perfídia também envolve as mostras _perfídiaMAPPING (residência artística virtual para produção/adaptação de conteúdos de videomapping em edifícios/empenas da cidade); _videoperformances (performances em vídeo ou registros de performance, entre 1 e 20 minutos); e _perfidinha (programação de arte e tecnologia voltada para crianças de 3 a 12 anos e suas famílias); e _perfídiaMUSIC (festa em espaço urbano, a céu aberto, com discotecagem e projeções de vídeo ao vivo).

Luciana Ramin destaca que, a princípio, o Festival Perfídia está sendo pensado para ser presencial, mas poderá ser adaptado para o formato expositivo ou formato virtual caso haja restrições sanitárias para o período, em virtude da pandemia de covid-19.

O regulamento para a seleção do Festival Perfídia, assim como a inscrição online, está disponível no site www.plataformaperfidia.com.

O Perfídia – Festival de Performances e Novas Mídias foi viabilizado pelo PROAC Expresso Editais, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

Perfídia – Festival de Performances e Novas Mídias

De 11 a 13 de novembro

Em São José do Rio Preto

www.plataformaperfidia.com

Inscrições de artistas e coletivos até o dia 8 de outubro


+ Sintonia

Núcleos de Artes e Cultura têm 1500 vagas para cursos gratuitos

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria de Cultura de Rio Preto, estão com cerca de 1500 vagas abertas para cursos de diversas modalidades, com aulas pre...

Leia +

Ensino Médio Técnico abre portas para jovens no mercado de trabalho

Os jovens são um dos grupos mais afetados pelo desemprego no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Br...

Leia +

Exposição no SESI Rio Preto traz, de Recife, Romero De Andrade Lima

A partir do dia 22 de outubro, o Sesi Rio Preto recebe a exposição O amor e o tempo - Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo no Espaço Galeria. Sob curadoria de...

Leia +

Espetáculo teatral aéreo é destaque hoje no Riopreto Shopping

O estacionamento do Riopreto Shopping será palco de duas apresentações inéditas do espetáculo "Entre Nós", da Cia. dos Pés, nesta sexta-feira (dia 22), às 19h, e ...

Leia +

Juliette e João e Rafael Vitti falam sobre fama ao 'Globo Repórter'

O 'Globo Repórter' desta sexta-feira (dia 15), percorre um caminho que por vezes pode ser tranquilo e duradouro, mas que também tem chance de se tornar tortuoso e efême...

Leia +