CULTURA

Núcleo 2 transforma Rio Preto em um grande set de filmagens para a produção da instalação ‘Videópolis’

Núcleo 2 transforma Rio Preto em um grande set de filmagens para a produção da instalação ‘Videópolis’
Dando sequência à produção dos mini-curtas que vão compor instalação artística, coletivo rio-pretense realiza intervenções urbanas na região da Vila Cristina neste sábado (dia 27)
📸 Divulgação

O Agrupamento Núcleo 2 transforma o espaço urbano de São José do Rio Preto em um grande set de filmagens para a produção de Videópolis, instalação artística que será criada a partir de uma série de mini-curtas-metragens inéditos. As gravações, que tiveram início no último final de semana, ocupam diferentes pontos da cidade e são realizadas a partir de intervenções que propõem a interação com o público que passa por cada local.

Neste sábado (dia 27), das 15h às 22h, as “gravações performáticas” de Videópolis serão realizadas na região do bar Taberna da Vila (Rua Conselheiro Saraiva, 809), na Vila Cristina. Elas serão feitas a partir de quatro intervenções urbanas distintas: Saco de Pão, Flashes, Set de Filmagem e Escritores.

Em Saco de Pão, a equipe de Videópolis produz um filme experimental sobre um personagem que encontra um roteiro escrito em um calhamaço de papel, como uma espécie de pergaminho, chamado “Saco de Pão – Uma cidade fantasma”. Já a intervenção que dará vida ao mini-curta Flashes oferece a espectadores a possibilidade de atuar ou dirigir uma cena audiovisual em um ponto de ônibus.

Com o propósito de refletir sobre o papel da Inteligência Artificial (IA), a equipe de Videópolis conceberá uma instalação visual urbana, convocando o público para a produção do mini-curta Set de Filmagem. Fechando a programação do dia, a intervenção que resultará no mini-curta Escritores convida espectadores a atuar como co-autores do roteiro, que será construído em tempo real.

Videópolis

No novo projeto do Agrupamento Núcleo 2, as intervenções urbanas servem de set de filmagens para as produções audiovisuais que vão compor a instalação artística Videópolis. “Apesar de contar com um roteiro previamente definido e artistas convidados, a produção de cada vídeo se dará através da interação com o público dos lugares onde as intervenções serão realizadas”, explica Jef Telles, diretor criativo do Núcleo 2.


Além de explorar a linguagem audiovisual por meio da produção de conteúdos artísticos em diversas plataformas, a proposta é promover um diálogo com o público espontâneo em suas “gravações performáticas”, aguçando reflexões e instigando a subjetividade de cada pessoa a partir de temas urgentes da contemporaneidade como maternidade, trabalho, propriedade rural e o próprio cinema.

Oito mini-curtas serão produzidos pelo diretor criativo do Núcleo 2 e por uma equipe formada por nomes ligados às artes performáticas e ao audiovisual em São José do Rio Preto: Agnis Lorena, Cassio Henrique, Daniela Honório, Fernando Macaco, Jef Telles, Marcus de Marchi e Vinicius Dall'Acqua.


Os roteiros e as estratégias de gravação dos mini-curtas foram discutidos pela equipe durante residência artística na Fazenda Santa Lourdes, em Cardoso, neste mês de abril. Ao longo de quatro dias de imersão no audiovisual, o grupo se debruçou sobre materiais, discutiu técnicas, linguagens e temáticas e até captou material para a produção de dois dos oito mini-curtas.


O projeto de Videópolis é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (via edital de chamamento público 09/2023 - produção de obras experimentais), por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Videópolis

Sinopse: Diante do desejo da investigação e pesquisa de linguagens artísticas, Agnis Lorena, Cassio Henrique, Daniela Honório, Fernando Macaco, Jef Telles, Marcus de Marchi e Vinicius Dall’Acqua representam o Agrupamento Núcleo 2 para explorar as fronteiras da instalação, intervenção urbana e performance a partir do planeta audiovisual. A equipe de Videópolis ocupa as mais variadas locações de Rio Preto com o intuito de produzir uma série de micro curtas sobre nós mesmos, na tentativa de romper, provocar e colorir o cotidiano da cidade.

Intervenções urbanas deste final de semana:


Sábado (dia 27/4)


15h – Performance audiovisual ‘Saco de Pão’. Taberna da Vila (Vila Cristina). Classificação: livre. Duração estimada: 90 minutos. Gratuito

A equipe de ‘Videópolis’ produz, no cruzamento de duas ruas da Vila Cristina, um filme experimental sobre uma personagem que encontrou um roteiro, escrito em um calhamaço de papel, tipo pergaminho, amarrado com um cadarço de sapato velho, próximo a um bueiro, chamado ‘Saco de Pão – Uma cidade Fantasma’.

17h – Performance audiovisual ‘Flashes’. Taberna da Vila (Vila Cristina). Classificação: livre. Duração estimada: 70 minutos. Gratuito

A performance oferece aos espectadores a possibilidade de atuar ou dirigir uma cena audiovisual em um ponto de ônibus. Com duração de até 5 minutos, o Agrupamento Núcleo 2 se coloca à disposição do público na produção deste curta que integra a coleção ‘Videópolis’.

20h – Performance audiovisual ‘Set de Filmagem’. Taberna da Vila (Vila Cristina). Classificação: livre. Duração estimada: 80 minutos. Gratuito

Sob o desejo de discutir o papel da Inteligência artificial, o Agrupamento Núcleo 2 transforma um set de filmagens em uma instalação visual urbana, e conta com a ajuda da plateia para integrar o elenco de um curta que será produzido.

22h – Performance audiovisual ‘Escritores’. Taberna da Vila (Vila Cristina). Classificação: livre. Duração estimada: 60 minutos. Gratuito

Quantos assuntos, conversas, divagações e reflexões passam por uma mesa de bar? Nesta intervenção-performance o público pode atuar como co-autores da escrita, alimentando um escritor, que transforma esse conteúdo no roteiro de um filme, em tempo real.

Serviço

Videópolis, do Agrupamento Núcleo 2

Informações no Instagram: @artenucleo2

Grátis



+ Stnews

Musical conta a trajetória da escritora Cora Coralina no Centro Cultural Sesi Rio Preto

De 09 a 19 de maio, o Centro Cultural Sesi Rio Preto recebe o musical "Cora, Doce Poesia", que presta uma homenagem à poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas (1889-1985...

Leia +

Sesc Rio Preto recebe show do cantor, pianista e compositor Ivan Lins

Nesta quinta-feira (dia 9), 21h, o Sesc Rio Preto recebe o cantor, pianista e compositor Ivan Lins para um show em que apresenta seus grandes sucessos, fala sobre o amo...

Leia +

Espetáculo 'Mirar', de São Paulo, terá sessões gratuitas em Rio Preto

Em comemoração aos seus dez anos, o Coletivo Labirinto, de São Paulo/SP, apresenta o espetáculo teatral “Mirar: Quando os olhos se levantam”, que chega a Rio Preto nest...

Leia +

Show gratuito de Forró Pé de Serra chega em Talhado na noite desta sexta-feira

A autenticidade da cultura nordestina é referenciada por meio do projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra", uma iniciativa de Ana Laura, artista contemplada...

Leia +

Com 10 anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha apresentações comemorativas no Teatro Municipal

Completando 10 anos de trajetória, o espetáculo “Longos Anos”, da companhia rio-pretense Hecatombe, com o dramaturgo e diretor teatral Homero Kaneko em cena, vo...

Leia +