Com atrações gratuitas de diversas linguagens, feira de artesanato e praça de alimentação, o Complexo Swift de Educação e Cultura é o ponto de encontro do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), batizado de Rolê do FIT. Ao longo de seis noites, o espaço irá propiciar um ambiente de troca de ideias entre público e artistas.
O Rolê do FIT acontece nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de julho, sempre das 22h às 2h, com programação gratuita que envolve shows, performances, intervenções artísticas e outros formatos.
Os ingressos poderão ser reservados exclusivamente online, pela página do FIT na Sympla, a partir do meio-dia da respectiva data. Será disponibilizado 1 ingresso por pessoa a partir de 18 anos. O ingresso deve ser apresentado na entrada do espetáculo, impresso ou na tela do celular, possibilitando a leitura do QR Code.
Novidade nesta edição, o Rolezinho do FIT acontece dia 20, a partir das 10h, dedicado às crianças e com reserva online de ingressos a partir das 9h30 na mesma data, no mesmo canal. Haverá atrações para toda a família. Disponíveis 2 ingressos por CPF.
Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o FIT chega em 2025 aos 56 anos de história e 23 edições internacionais. De 17 a 26 de julho, o festival promove uma programação gratuita e descentralizada, com 47 obras e 111 apresentações em teatros, ruas e praças de diferentes regiões da cidade. O lema da edição 2025 reforça esse propósito: “O FIT é de todos e cada canto é um palco”.
Confira abaixo a programação completa com sinopses das atrações:
Rolê do FIT - Programação
Dia 17/7
DJ BOCKA
Dj Bocka.jpgDJ Bocka é uma das atrações do Rolê
Com mais de 30 anos de atuação, DJ Bocka traz ao FIT uma curadoria musical diversa e envolvente, alinhada à pluralidade de público que o evento atrai. Tem o olhar sensível e preciso sobre a pista de dança, capaz de transitar entre vários ritmos e estilos musicais, sempre respeitando a energia do momento e a identidade de cada evento. No FIT 2025, sua discotecagem será um diálogo sonoro com as apresentações ao vivo, criando atmosferas que acompanham e ampliam a experiência cênica e cultural. A proposta se baseia na valorização da mistura cultural presente no festival, conectando diferentes públicos por meio da música. Estilos como Afrobeat, Disco, R&B, Dancehall, clássicos dos anos 70 e 80, entre outros, farão parte do repertório, sempre conduzidos com sensibilidade e técnica.
FORRÓ DA SEVERINA
O trio original, fundado em junho de 2019, é formado por Cris Duarte (voz e triângulo), Niva Aloi (zabumba) e Álvaro Marchi (sanfona) e, desde 2024, conta com a colaboração de Flavio Furlaneto no contrabaixo. O grupo resgata o tradicional formato do forró pé de serra, apresentando sucessos do cancioneiro nordestino de nomes como Humberto Teixeira, Jackson do Pandeiro, Anastácia, Gordurinha, Dominguinhos, Sivuca e Luiz Gonzaga.
OS BRASAS
Os Brasas resgatam a música romântica popular das décadas de 70, 80 e 90 com releituras cheias de energia e afeto. No repertório, clássicos de Odair José, Sidney Magal, Roberto Carlos e Reginaldo Rossi embalam o coração e a memória de quem viveu — ou gostaria de ter vivido — essa era dourada do "brega".
Dia 18/7
DJ BOCKA
JADECO E OS HERMÉTICOS - ESPECIAL TIM MAIA E JORGE BEM
O show “Jadeco e Os Herméticos - Especial Tim Maia e Jorge Ben” é uma imersão musical que celebra dois dos maiores gênios da música brasileira em um show dançante, vibrante e cheio de identidade. Com uma performance marcante, o grupo Os Herméticos propõe uma releitura contemporânea e sofisticada dos sucessos de Tim Maia – o rei do soul brasileiro, dono de uma voz poderosa e visceral – e Jorge Ben Jor, mestre da levada swingada, da mistura de samba, rock, funk e africanidades. A banda, formada por Jader Marques, Lucas Rocha, Zeca Mustang, João Bolzan, Pedro Gonzales e Rodrigo Angelino, aposta em arranjos originais que respeitam a essência dos clássicos e, ao mesmo tempo, acrescentam frescor, criatividade e modernidade. O resultado é uma experiência sonora eletrizante, com repertório cuidadosamente selecionado para evocar o charme das pistas de dança das décadas de 70 e 80, dialogando com a atualidade.
A ESTAÇÃO DA LUZ - 20 ANOS
Show 20 Anos – A Estação da Luz Em comemoração aos seus 20 anos de estrada, a banda A Estação da Luz convida o público para uma viagem musical repleta de memória, afeto e celebração. No repertório, canções marcantes dos dois discos autorais da banda se entrelaçam com releituras de artistas que influenciaram profundamente sua trajetória, como Secos e Molhados, Mutantes, Rita Lee, Novos Baianos, entre outros ícones da música brasileira. Um espetáculo que homenageia a história da banda e os sons que ajudaram a moldar sua identidade, em uma noite de pura vibração e conexão com o público.
Dia 19/7
DJ BOCKA
LGBT+ RIO PRETO APRESENTA GETÚLIO ABELHA
“LGBT+ Rio Preto apresenta Getúlio Abelha” celebra o encontro entre a comunidade
LGBTQIAPN+ de São José do Rio Preto com um pocket show e irreverência de Getúlio Abelha, artista de destaque nacional, que transita entre a música, o teatro, a dança e o audiovisual. Natural de Teresina (Piauí), viveu por um período em Fortaleza (Ceará), onde iniciou sua carreira artística, se apresentando em teatros, casas de shows e pistas de dança da cidade. Sua produção autoral é marcada por uma fusão de música e expressão cênica. Sua sonoridade é influenciada por estilos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, como o brega e o forró, que se cruzam com o pop e o eletrônico, referências que permeiam e acrescentam originalidade ao seu trabalho. Suas composições exploram temas como o cotidiano, as dinâmicas de poder e os comportamentos sociais, sempre com uma abordagem crítica e irônica. Getúlio Abelha soma dois álbuns em sua carreira: “Marmota” (2021) e “Autópsia – Parte 1” (2025). Assim, a apresentação se torna um espaço de troca, inspiração e resistência, sendo um convite para que a diversidade ocupe o centro do palco, fortalecendo os vínculos entre artistas e o público, por meio de narrativas que celebram a liberdade ser e existir.
BANDA DO FIT
Lari Luma - Foto Lorena View.jpgLari Luma está na Banda do FIT - Foto: Lorena View
Criada para o ROLÊ DO FIT, a Banda do FIT é um encontro inédito entre artistas de diferentes trajetórias, estilos e gerações da cena musical rio-pretense. Reúne nomes amados da cidade – alguns que hoje brilham em outras regiões do país – para um show que celebra a potência do coletivo. No vocal, três forças femininas que encantam por onde passam: Elis Ribeiro (voz, violão e sax), Lari Luma (voz e triângulo) e Lofran, artistas de alma livre e vozes marcantes. Nos instrumentos, a alquimia se completa: Gubolin (violão), Diego Guirado (guitarra), Jeison (baixo), Fil (bateria), Maurício Zacarias (trombone e sanfona), Lenon (teclados) e a dupla João Bolzan e Niva na percussão. A Banda do FIT é um reencontro de talentos que marcam a história musical de Rio Preto, agora unidos em um momento raro e inesquecível dentro do ROLÊ DO FIT.
BAILE DO KAYKE
O projeto do DJ Bocka para FIT conta nesta noite com a participação especial do já consagrado evento regional "Baile do Kayque", que chega ao festival com sua assinatura sonora vibrante e contemporânea. O Baile mistura Afrobeats, R&B, Dancehall, Disco e Hits retrô, proporcionando uma verdadeira celebração da música e da diversidade. Essa colaboração promete trazer ao festival a energia contagiante das festas urbanas, promovendo um encontro entre o novo e o clássico, o palco e a pista, o teatro e a música.
Dia 20/7 – Rolezinho do FIT
12h30 às 14h - Música para crianças
A BANDINHA
Em formato quase acústico, o grupo musical apresenta um show voltado para o público infantil, resgatando cantigas que embalaram nossa infância por gerações e também canções atuais, criando um diálogo com o público propondo em suas dinâmicas o desenvolvimento da musicalidade, coordenação motora, cultura musical, ah e é claro, muita alegria!
18h às 20h
RODA DE SAMBA DO FIT
Nada melhor para representar a cultura popular brasileira do que a arte da boemia. E quando falamos de boemia, o samba é o abre-alas – unindo emoções e sentimentos que só encontramos nas ruas, nas calçadas e nos butiquins. Foi com esse espírito que nasceu a Roda de Samba do FIT, criada especialmente para o Rolê do FIT. Uma formação inédita que reúne alguns nomes de peso da cena do samba de São José do Rio Preto, em um encontro pensado para celebrar essa tradição com verdade e história. Rafael Nogueira (violão), Danilo Mattos (percussão), Eleandro Ambrózio (voz e surdo), Tião Taufic (voz e pandeiro) e Paulo Brito (voz e cavaquinho) formam o time que dá vida a essa roda. Cada artista carrega sua trajetória com o samba e, juntos, apresentam um repertório construído com afeto e propósito. Essa roda eleva a cultura local ao trazer para o palco os sambistas que ajudaram a construir esse cenário na cidade. Artistas que, com suas vozes e instrumentos, contam um pouco da própria história e do caminho que o samba percorre nos becos e vielas da cidade.
Dia 22/7
21h - Teatro Paulo Moura
ESTREIA DO CURTA-METRAGEM “ENTRE NÓS” (GAIA DO BRASIL)
Um programa de TV durante um período sombrio exibe aos domingos à noite um especial em que três pessoas condenadas pela Justiça têm a oportunidade de ganhar o perdão do crime e sair em liberdade. Mas tudo muda quando os condenados são mãe e dois filhos. A obra trabalha sob a ótica de uma sociedade erradicada de empatia, em paralelo à luta de corpos dissidentes, despertos e atentos.
Dia 24/7
DJ ZEH
BEBOP BLUES: LIKE CATS AND DOGS
No show “Like Cats and Dogs”, a Bebop Blues toca suas canções autorais, além de tributos a grandes lendas do blues. No repertório, músicas que fundem o blues tradicional com o funk, o blues rock, a música latina e o jazz blues, criando uma atmosfera sonora rica, festiva, dançante e variada que embala histórias de personagens mais ou menos realistas, numa crônica sonora do cotidiano moderno.
ELIS & HARMONIKUSS
Elis e Harmonikuss.jpgElis e Harmonikuss se apresentam dia 24
Grupo rio-pretense que une talentosos músicos em um projeto vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2023. O quarteto apresenta releituras de clássicos da música mundial em arranjos exclusivos de Esdras Nunes e interpretações intensas de Elis Angelotte. Vinicius Lima e João Pazzini completam o time com ritmos e grooves diferenciados.
ENTRE LINHAS - ESTAÇÃO HIP HOP (intervenção)
Entre Linhas - Estação do Hip Hop é uma performance cultural contínua contendo os quatro elementos da cultura, focadas nas suas especificidades. O Sarau dará abertura na performance através da duelagem entre a lingua culta VS a linguagem urbana com o Rap. Já o Breaking transcende o despertar da criança através da ludicidade em transformar o sonho em realidade. Sendo assim, o Graffiti será o eixo central onde as linhas transitórias se conectam até se colidirem com os toca-discos, DJ.
O objetivo principal é fazer com que o público local se interaja com a ação Entre Linhas, promovam o intercâmbio cultural e se sintam à vontade na Estação do Hip Hop. Uma realização do coletivo de breaking Super Sonic B.Boys, formado por Pecks, Bad, King, Taroba, Gerson, Caio, Renan e Marcão.
Dia 25/7
DJ ZEH
O DJ ZEH propõe transformar o espaço do Rolê do FIT em uma grande pista de dança imersiva, unindo o que há de mais vibrante na noite contemporânea ao resgate de hits que marcaram gerações. A proposta é uma performance onde som, corpo e luz se fundem em um ritual dançante de celebração, memória e liberdade. Em seus SETs, ZEH costura divas do pop, batidas eletrônicas e sonoridades brasileiras em um fluxo contínuo e contagiante. De Madonna a Anitta, de Beyoncé a Gloria Groove, de Britney ao bregafunk remixado, tudo é matéria-prima para criar um ambiente onde o passado e o presente se encontram na pista. Seus Sets são um convite para dançar, sorrir e se reconectar com o prazer coletivo da pista.
CAIPIRAS PSICODÉLICOS
A banda Caipiras Psicodélicos é a criadora do Rock Caipira, um estilo único que une a energia do Rock’n’Roll com a tradição da música caipira e nordestina brasileira. A banda entrega um espetáculo vibrante através dos maiores clássicos do Rock, carregado com psicodelia e teatralidade. Criadores de um gênero único, resgatam e transformam a cultura caipira, trazendo o rock e a irreverência do interior para o cenário musical contemporâneo. O show é uma experiência para um público que não se contenta com o óbvio.
OS TRABALHISTAS
Os Trabalhistas” é uma intervenção musical cênica que mistura humor, crítica social e
performance musical com três cantores: uma mulher e dois homens. Inspirado na estética e no nome dos Tribalistas, o projeto presta homenagem irônica e afetuosa aos músicos da noite — aqueles que, toda semana, “vestem” novas personas no palco para sobreviver da arte. Elvis, Freddie Mercury, Cyndi Lauper, Marília Mendonça, Sidney Magal, dentre outras referência das baladas, o trio encarna esses personagens com liberdade e exagero, revelando os bastidores invisíveis da vida de quem canta para viver. A ideia é fazer o público rir, dançar, refletir e se identificar, reconhecendo as figuras tão comuns nos palcos da vida noturna brasileira — os músicos “trabalhistas”, que viram mil para manter o som rolando e o público animado.
Dia 26/7
DJ ZEH + CONVIDADOS
Na última noite do Rolê do FIT, DJ ZEH assume o comando da pista com um espetáculo especial: “DJ ZEH convida”. Mais do que um set, esta é uma celebração sonora e visual da liberdade, da arte do encontro e da multiplicidade de vozes que habitam a noite.
Ao longo da apresentação, o DJ recebe no palco artistas com trajetórias marcantes nas artes da presença e do corpo. Com participações de Ágatha Renard, Azulla, Lari Luma, Lissa Uriel e Stella She, a pista se transforma em palco e o palco em pista, fundindo o som do Pop com interpretações vocais, performances de dança e aparições que vão do íntimo ao performático, do afetivo ao explosivo. Essa noite convida o público a experimentar outras formas de estar junto — onde a batida não separa, mas conecta; onde o brilho não esconde, mas revela. É música que pulsa, voz que vibra, gesto que comunica. “DJ ZEH convida” é o fecho perfeito para uma jornada de encontros, atravessamentos e celebrações. Uma noite para dançar, sentir e lembrar: somos muitos e seguimos criando.
SEM RÓTULOS - JAM SESSION (DJ RICKA)
O Projeto “SEM RÓTULOS” tem como destaque as Danças urbanas, a Dança Breaking e as Danças sociais. Impulsionados pelo Mestre de Cerimônia que tem o papel derecepcionar, direcionar e informar o público presente, a atividade se destaca pela facilidade desenvolvimento e adaptação beneficiando assim todos e todas que vão ter contato com a atividade: sejam eles ou elas, crianças, jovens, adultos ou idosos. O Mestre de cerimônia conduz a atividade acompanhado de um DJ, que por sua vez dá o tom Musical a toda a manifestação, a dança acontece de acordo com a Música tocada pelo DJ, com um reportório diversificado que vai do hip hop ao funk, tem como objetivo fazer com que todos e todas tenham o contato com a cultura urbana, através dos seus elementos dando destaque para a dança Breaking e as Danças Sociais, tudo isso acompanhado pelos dançarinos do projeto, que vão orientar os participantes que se encontram nos locais em que a atividade será realizada Sem compromisso, sem preconceitos e sem rótulos.
DIVINO MARAVILHOSO
A Divino Maravilhoso é mais do que uma banda: é um manifesto artístico que costura música, performance e artes visuais em uma experiência sensorial única. Criada em 2023, a agremiação propõe uma fusão ousada de gêneros como rock, samba, hip hop, maracatu e MPB, celebrando a diversidade musical brasileira com um olhar moderno e profundamente enraizado na cultura popular. No palco, som e imagem se fundem em uma estética vibrante que bebe do Tropicalismo, da Contracultura e do Cinema Nacional. Cada figurino, símbolo e arranjo reforça uma identidade artística marcante, que emociona pela força e autenticidade. A energia do grupo e sua forte conexão com o público transformam cada show em um espetáculo de atitude, ritmo e brasilidade.
PROXY, TRANSPOSIÇÃO (intervenção)
Ação performática de criação conjunta e sinérgica, onde os performers interagem e se afetam pela relação com o outro, mesmo que em espaços diferentes. É proposto uma construção platônica de afetos, a experiência de estar em contato sem o contato físico. A virtualidade do encontro.
Serviço:
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
- De 17 a 26 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil
- Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
- Apoio: Plaza Avenida Shopping
- Parceria: Sesi São Paulo
- Programação completa no site www.fitriopreto.com.br
Ingressos para espetáculos:
• Gratuitos com reserva a partir do dia 8 de julho (terça-feira), às 12 horas, por meio da página do FIT Rio Preto na plataforma Sympla
• Para espetáculos no Centro Cultural Sesi Rio Preto, por meio do site riopreto.sesisp.org.br, pelo Sistema Meu Sesi
• Reserva limitada a 2 ingressos por CPF
• Para apresentações em ruas, praças e espaços alternativos não há necessidade de reserva
• Para a Mostra Internacional de Teatro Lambe-lambe, distribuição de senhas por espetáculo exclusivamente presencial, nos locais das apresentações
Informações gerais
Os ingressos não podem ser trocados ou devolvidos
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo
Apresente o ingresso na entrada do espaço e guarde-o até o final
Fotos, filmagens e gravações necessitam de prévia autorização da organização do FIT Rio Preto
Telefones celulares e demais equipamentos eletrônicos devem permanecer desligados durante o espetáculo
Não é permitido fumar e consumir alimentos e bebidas nas salas de espetáculos
O FIT Rio Preto não se responsabiliza por objetos esquecidos ou perdidos nos locais de apresentação
Não é permitida a entrada de menores de 12 anos nos teatros e espaços fechados sem o acompanhamento da pessoa responsável legal, mesmo que o espetáculo tenha classificação indicativa Livre ou 10 anos
Nos espetáculos com classificação indicativa 18 anos, não é permitida a entrada de menores, mesmo se acompanhados da pessoa responsável legal
Com Pref. de Rio Preto e Graziela Delalibera
+ Stnews
Festa do Livro encerra quarta edição do Festival Ações Literárias nesta quarta-feira (dia 16)
A quarta edição do Festival Ações Literárias (FAL), promovido pela casa de criar, divulga a programação desta quarta-feira (dia 16), último dia de Festival. O destaque é a Fe...
Leia +Backstreet Boys fazem show deslumbrante para fãs devotos no Sphere em Las Vegas
LAS VEGAS – “Às vezes eu gostaria de poder voltar no tempo, por mais impossível que pareça”, cantaram os Backstreet Boys em seu sucesso de 1997 “Quit Playing Games (With My H...
Leia +Companhia Azul Celeste faz estreia nacional de espetáculo inédito inspirado no mito de Édipo
A Companhia Azul Celeste, com 36 anos de trajetória na cena teatral brasileira, realiza nesta semana a estreia nacional de sua mais nova criação: Aquele que tem o...
Leia +Zeca Baleiro faz show na próxima sexta (dia 18), no Sesc Rio Preto
O Sesc Rio Preto apresenta no dia 18 de julho, às 21h o cantor, compositor, cronista e músico Zeca Baleiro, no show "Zeca Baleiro e Quarteto". O espetáculo ...
Leia +FIT abre inscrições para ações de colaboração artística nesta quinta-feira
Residência artística multidisciplinar que resulta na integração de participantes ao espetáculo, oficina de criação de pré-projeto cultural e workshop intensivo de...
Leia +