ESPORTE

Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado reunirá 2.500 atletas de todo país em Santa Fé do Sul

Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado reunirá 2.500 atletas de todo país em Santa Fé do Sul
O jogo possui semelhanças com o vôlei convencional, mas suas regras variam conforme as necessidades específicas
📸 Divulgação

A cidade de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, será palco da Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado - Melhor Idade. Cerca de 2.500 atletas, representando 36 municípios e aproximadamente 100 equipes de seis estados brasileiros, competirão em busca do título nacional.

Para chegar até essa fase, os atletas participaram de etapas regionais e estaduais, e apenas os mais bem classificados garantiram sua vaga na Final Nacional. São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins são os estados representados nesta competição.

A maior parte das equipes é custeada pelos municípios que representam, demonstrando o apoio e incentivo ao esporte para a terceira idade. No entanto, algumas equipes que não conseguiram recursos públicos estão se subsidiando para participar do evento.

A cidade sede, Santa Fé do Sul, assumirá toda a responsabilidade pelo custeio da estrutura física e administrativa do evento, proporcionando um ambiente adequado e acolhedor para os atletas e espectadores.

Para o prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, é uma honra receber uma das etapas da Final Nacional da Superliga. “Ficamos imensamente felizes por recebermos tantos atletas da melhor idade, por termos representantes de várias cidades de todo o país em nossa Estância Turística. Os idosos ativos nos inspiram e investir em esporte é investir na saúde e longevidade. Estamos ansiosos esperando por vocês, sejam muito bem-vindos e bons jogos a todos”, disse Mura.

A final nacional foi dividida em duas categorias, Série Ouro e Série Prata, abrangendo atletas com idade mínima de 45 anos e máxima de 150 anos, como brinca o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco.

O público também será presenteado com uma competição saudável e um verdadeiro show de jovialidade. Emoção e diversão estão garantidas nas arquibancadas e nas quadras.

Todos os jogos contarão com apoio de ambulâncias e equipe médica, garantindo o cuidado especial necessário para os atletas durante a competição.

A Final da Superliga da Confederação Nacional de Voleibol Adaptado promete ser um evento memorável, reunindo atletas talentosos e entusiasmados de todo o país, além dos atletas da Unati - Universidade Aberta à Terceira Idade -, representando Santa Fé do Sul.


Equipe de Palmas, já está na estrada - 📸 Divulgação

Sobre o voleibol adaptado

O jogo possui semelhanças com o vôlei convencional, mas suas regras variam conforme as necessidades específicas. Em determinadas partidas, fica vedado o salto para repassar a bola ao time adversário, a fim de evitar impactos prejudiciais às articulações.


O número máximo de toques pode chegar a seis e é permitido que a bola toque o solo antes de ser recebida. Além disso, também há a possibilidade de realizar o saque por baixo.

A característica principal desse estilo de voleibol é a leveza com a qual os jogadores encaram seus desafios. A amizade e até mesmo histórias de amor prevalecem entre as disputas, que são realizadas com respeito, empatia e muita força de vontade. Mas nada tira o foco da quadra e do empenho das equipes para saírem vitoriosas.

Serviço:

A Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 27 de Março, às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Antonio Ramon do Amaral.

Já os jogos vão acontecer nos seguintes locais: Ginásio Municipal de Esportes Antonio Ramon do Amaral, Centro Olímpico e nas quadras das Escolas Municipais Thereza Siqueira Mendes, Agnes Rondon Ribeiro, Benedicto de Lima e Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida.

Sobre a CBVA

A Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) é a entidade responsável pela organização e promoção de competições de voleibol para a terceira idade em todo o país. Seu objetivo é incentivar a prática esportiva entre os idosos, promovendo o bem-estar físico e mental, além de fortalecer os laços sociais e a inclusão na sociedade.


+ Stnews

São Paulo derrota Barcelona pela Libertadores na estreia de Zubeldía

Na partida que marcou a estreia do técnico argentino Luis Zubeldía, o São Paulo foi até o estádio Monumental de Guayaquil nesta quinta-feira (dia 25) e derrotou o Barcelona d...

Leia +

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

A seleção brasileira masculina de basquete enfrentará Eslovênia – onde joga o armador Luka Doncic, da NBA -, Croácia e Polônia em amistosos a partir de 24 de junho, como prep...

Leia +

Mirassol é derrotado pelo Brusque no duelo de estreia

O Mirassol acabou derrotado logo na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. Em jogo único disputado na noite desta terça-feira (da 23), que fechou a primeira...

Leia +

São Paulo faz 3 a 0 e vence a primeira - Palmeiras empata com o Flamengo

Dois paulistas entraram em campo neste domingo (dia 21) pela terceira rodada do Brasileirão. O São Paulo se reabilitou ao vencer o Atlético-GO, enquanto o Palmeir...

Leia +

Paulistas conhecem os seus adversários na 3ª fase da Copa do Brasil

Os paulistas conheceram seus adversários na 3ª Fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira (dia 17) em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CB...

Leia +